Nunca super heróis estiveram tão em alta. Não é novidade para ninguém isso é só olhar os filmes do cinema e os que vão estrear para ver que as telonas estão sendo bombardeadas com HQ's, que caíram no gosto popular e se tornaram uma fonte por demais lucrativas para Hollywood, rendendo muito nas bilheterias internacionais. Mas o que muita gente não sabe  é que desde muito o tempo a indústria cinematográfica tem se inspirado nessas histórias, mas que só agora com esse "boom" que se tem dado o devido respeito a arte em quadrinhos, como fonte inspiradora de grandes histórias.
  Antigamente gostar de Homem Aranha, Superman, Batman, enfim, gostar de quadrinhos em geral, era ser "Geek"ou "nerd", embora hoje não deixe de ser verdade, é muito difícil encontrar alguém que já não viu e que não goste de HQ's mesmo que indiretamente.
  Tudo isso na verdade tem um ponto negativo. Algo que tem sido reparado nesse últimos anos é falta de originalidade, ou seja, uma certa crise tem atingindo o cinema hollywoodiano. Não é por menos que tem se visto tantas refilmagens de filmes de sucesso e  adaptações quadrinhos, tanto da Marvel como de sua concorrente, a DC Comics, por que as histórias já estão prontas, tem grande público e aceitação. Em outras palavras eles acharam a  mina de ouro.
   Desde as décadas de 50 e 60 histórias adaptadas tem sido feitas para TV, diga-se de passagem, com tecnologia, por assim dizer, precária devido a época, bem notável na série de TV do Homem Aranha, da
década de 70, que não passava de cenas de um homem fantasiado pulando muros e salvando donzelas em perigo, bem diferente das recentes adaptações com ângulos incríveis e cenas de tirar o fôlego. Mas só foi nos final da década de 70 e 80, que as HQ's fizeram a cabeça dos cineastas com a série de filmes do Superman, que levou o ator Cristopher Reeve ao sucesso. Em seguida, Tim Burton, fez o Batman ser sucesso nos cinemas, dando a Gotham City um cenário mais sombrio e gótico, se tornando referencia até hoje.
  Mas quando tudo começou a se tornar essa febre que está hoje? Essa febre voltou em 2000, com o filme de X-men,daí não parou mais. Homem Aranha 1,2 e 3; O espetacular Homem Aranha; Incrível Hulck;
Quarteto Fantástico 1 e 2; Homem de Ferro 1,2 e 3; Batman Begins, Batman: o cavaleiro das trevas, Batman: o cavaleiro das trevas ressurge; Superman: o retorno, Homem de aço... E mais em andamento e vários projetos de heróis. Parece que a febre está longe de passar.
  E por que só agora? Os quadrinhos adaptados em sua maioria são antigos, clássicos que marcaram gerações, mas por que só agora eles tão alcançando tanto sucesso? Há duas explicações simples: tecnologia e adequação. Os filmes atuais conta com o avanço tecnológico a favor, com isso eles conseguem coisas que anos atrás era impossível, mas o que considero importante nesse "boom" é adequação. Sim, os cineastas perceberam que só copiar e colar, não funcionava. Veja por exemplo Capitão América, ninguém acharia bonito na tela, nem convincente, alguém de collant azul de estrelinhas salvando o mundo, eles adaptaram aos nosso tempo, de modo a parecer mais real, mais próximo do espectador, não uma coisa que parecesse surreal demais. Isso aconteceu, com o mais novo filme do Superman, Homem de aço, que finalmente deixou a "cueca" vermelha pra trás. Isso sem mencionar as personalidades, mais humanas e sujeitas a erros, nada perfeito demais.
 Independente das críticas, dos pontos positivos e negativos dessa explosão HQ, para mim, nerd até os fios dos cabelos, foi bom ver finalmente boas adaptações, que mesmo errando, ás vezes, conseguem manter-se fiel ao quadrinhos, alegrando aos fãs antigos e atraindo novos.


Comente com o Facebook:

6 Comentários

  1. Amo muito tudo isso!
    bjos
    http://valmedrado16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, adorei seu blog e já estou seguindo.
    (Foi você quem fez o layout, flor?)

    Não curto histórias em quadrinho nem super heróis, então... nem tenho muito o que comentar rsrs.

    Bjs!
    Laila Lizzy.

    www.escritoriando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, estou seguindo seu blog também, muito obrigada pela visitinha.
      E não... não foi eu quem fez o layout foi neste blog http://templates-sweet.blogspot.com.br/, recentemente ela deixou de fazer layouts gratuitos, mas sua amiga desse blog aqui: http://entre-meninas-em.blogspot.com.br/2013/07/templates-gratis.html está fazendo em seu lugar.
      Bjs,
      Scar

      Excluir
  3. Não sou muito fão de HQ's

    lá no meu blog tem um selo pra você
    http://maylahenrikybooks.blogspot.com.br/2013/07/selinho-versatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir
  4. O pior dessa explosão toda é aguentar seu namorado (que antes falava o dia inteiro das HQ's) falar tudo o que ele falou por meses de novo, só que em versão cinematográfica! To ficando fera nesse tema já! haha
    http://josyarr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir