Sinopse: A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio com Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.Inspirador, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar. 
obs.: Pode conter spoiler.  

  Eu precisava desesperadamente ler esse livro. Não preciso dizer que vi inúmeros comentários positivos ou por que não dizer, idolatrando, a obra de John Green. Embora, normalmente seja costume meu odiar livros que caem no gosto popular (não sei porque), A Culpa é das Estrelas me atraía de um modo que ainda não consigo explicar. Então... tive que ler.
  Vou confessar que no início fiquei meio com medo do que eu ia encontrar, já disse algumas vezes que não sou fã de romance, além disso temia que tudo o que tivesse lido a respeito do livro, pudesse influenciar tanto para o "bem" quanto para o "mal". Tentei ler do modo mais imparcial possível. Eis o que eu achei.
  A história é narrada em primeira pessoal por Hazel Grace, uma menina forte e de humor negro com ninguém que sofre de câncer. Sua vida parece uma rotina chata, que na verdade só piora, devido a  culpa que ela sente por ter que "acabar com a vida de seus pais" por assim dizer, não por se sentir um peso para eles, mas por temer a reação deles quando o inevitável dia de sua morte chegasse.
  Por insistência de sua mãe, Hazel, vai a um Grupo de Apoio, uma rotina que já está acostumada, os mesmos discursos, as mesmas orações... Ele só tem um amigo ali, se é que podia chamar de amigo, Issac só era um menino que como ela, não gostava muito daquele lugar, eles apenas trocavam olhares e coisa e tal. Mas naquele dia ele vinha acompanhado de alguém que Hazel nunca tinha visto: Augustus Waters.
    Mas antes de eles serem levados a grande paixão que todos os leitores almejam, eles viram grandes amigo, unidos pelo fardo que os dois carregam juntos. Hazel é super fã de um livro de Peter Van Houten, "Uma Aflição Imperial", ela lê e rele o tempo todo, e como cara super fofo que Gus é, ele dá um jeito de levá-la Amsterdã para conhecer o autor. A partir daí, já da pra imaginar o que ia acontecer.
   Para ser bem sincera não achei a história tão incrível assim. Achei que seria uma daquelas histórias que tiram o fôlego e te surpreende de todas as formas, mas não foi assim. Mas calma... não me matem ainda, não terminei. Apesar disso A Culpa é das Estrelas foi um grata surpresa para mim, acreditem foi um dos melhores livros que li recentemente, é uma história comovente e não do modo tradicional, o romance não é superficial, o enredo muito bem bolado, intenso, mas sem ser cansativo e de uma narração brilhante, suave e poética. Não foi uma história arrebatadora, mas sem dúvida, foi marcante.
  Hazel... meu Deus! Me encantou, ela é uma garota inteligente e que não se deixa ser abalada pela doença, ela aprendeu a conviver com todos os "problemas" (por falta de palavra melhor) que o câncer lhe causou, não só os físicos, mas principalmente os emocionais. No incio, ela me parecia muito grossa, mas na verdade, percebi que no caso dela, e diante de algumas situações semelhantes a dela, eu também seria assim. Amei o jeito irônico que ela encara as coisas.
  Gus... gente que amor! Ele é tão fofo! Simplesmente me encantei com os diálogos dele com Hazel. Ele sempre com as palavras certas... Tão doce. Ele rouba todas, absolutamente todas as cenas.
   Gostaria de dar destaque também ao Isaac. Mesmo não aparecendo tanto no livro, gostei de como colocaram as situações dramáticas tão realistas para ele, não foi aquelas que te fazem chorar, mas realmente algo que poderia acontecer e acredito deve acontecer. Amei as cenas angustiadas dele.
   Amei saber sobre a versão cinematográfica do livro. Louca para ver...
   Enfim, nota 10. Se tiverem a oportunidade de ler, não perca a chance, é um livro que não tem como não amar.

Comente com o Facebook:

17 Comentários

  1. li em Maio e adorei (:
    passa pelo meu blog?
    lollipopnecklace.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Já fui lá e estou seguindo. Obrigada pela visitinha ao blog.

      Excluir
  2. Olá, adorei sua maneira de escrever :) tão leve hahah
    Obrigada pela visita e pelo comentário, acho que você deve voltar a escrever poesias!!
    Esse livro deve ser maravilhoso, recebi muitos comentários positivos e acredito ser inspirador, sem falar que amo romance!
    Louca para ler, felizmente meu amigo comprou e me emprestará ;D
    Beijinhos,
    Nati,
    http://nataliascholze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh.. Muito obrigada, flor. O livro é muito bom, assim que puder leia e espero que goste também.

      Excluir
  3. Esse livro realmente dividiu a opinião dos leitores, mas acho que mais amaram do que ao contrário. Eu adorei o livro e me encantei com a escrita de JG. Super recomendo. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de A Culpa é das Estrelas acho que John Green entrou para minha lista de escritores preferidos. Amei.

      Excluir
  4. sim, é muito atraente o livro, se tiver oportunidade leia.
    quero ler mais john green! (:

    beijinho
    lollipopnecklace.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Eu quero imenso ler esse livro. Adorei a resenha, beijos.

    http://passionforbooks1.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Não aguento mais ler resenha desse livro! A sua ficou incrível, mas toda vez que eu vejo resenhas dele em blogs eu tenho vontade de chorar. Acho que fui a única que não li, e já li tanto spoiler que acho que nem preciso mais! =/

    http://josyarr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. To louca pra ler esse livro *--*
    Todo mundo fala bem dele e que ele é lindo.
    Retribuindo aqui flor, a visita.
    Já to seguindo.
    Bjus!

    sonholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ei, te anunciei lá no blog! Já enviei as fotos por e-mail! ;)

    ResponderExcluir
  9. Oi Scarlet,

    Esse livro é lindo mesmo. Foi umas das melhores leituras que fiz em 2013. Além de ter me emocionado pra caramba.

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nem li esse livro ainda , mas me encantei com seu blog , adorei mesmo e estou seguindo ! se puder me visita também ? bjs Sendo Eu

    ResponderExcluir
  11. Oi. *o*
    Tudo bem? Primeiro, obrigada pela visita ao meu blog. :D
    E segundo... não pude deixar de ler sua resenha quando vi meu livro favorito aqui heheh
    Sim, eu sou uma dessas que idolatra o John Green ;@ Eu amo o cara, sem limites.
    A Culpa é das estrelas é minha obra favorita e as outras são tão perfeitas quanto. Ele é um gênio!
    Mas respeito a opinião de todo mundo quanto ao livro. Tenho amigas que não gostaram e tenho até receio quando eu indico ele kkkkk Mas sua resenha ficou perfeita. Parabéns *.*
    Estarei por aqui sempre que der viu?
    Beijos

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, flor! Também amei o livro, é memorável.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  12. Adorei o seu blog querida, tudo muito bem feito por aqui,ótimas resenhas, posts e fotos. Adoro ler posts com esse assunto. Tenha certeza que irei indicar o seu blog para as minhas leitoras e amigas. Também sou blogueira do mundo real de garota, um blog que fala sobre tudo. Beijoos JÁ ESTOU SUPER SEGUINDO AQUI, SE VOCÊ QUISER VISITAR E SEGUIR O MEU BLOG TAMBÉM: http://mundorealdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Scar. Li a Culpa é das Estrelas, e achei lindo, ri muito e chorei ainda mais. É um livro lindo, super recomendo.
    Seguindo :)
    Beijos Doces, Taty
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir