Sinopse:
 Em uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, os problemas estão apenas começando. O frio está de volta e, nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. No centro do conflito estão os Stark do reino de Winterfell, uma família tão áspera quanto as terras que lhe pertencem.  Dos lugares onde o frio é brutal, até os distantes reinos de plenitude e o sol, George R.R Martin narra uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Entre disputas por reinos, tragédias e traições, vitória e terror, o destino dos Stark, seus aliados e seus inimigos é incerto. Mas cada um está se esforçando para ganhar  este conflito mortal: A guerra dos tronos.
obs.: Pode conter spoiler.

A guerra dos tronos é a mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o anel."
-SF REVIEWS

 Tenho que admitir, depois de ler essa frase não tinha como não ler esse livro. E verdade... Não me arrependi nadinha, são válidas todas as 567 magníficas páginas. É até meio difícil fazer essa resenha, por que George R.R Martin, conseguiu fazer um livro sensacional, desde o que se diz a narração (que conseguiu resgatar as palavras poéticas e a magia) até estrutura, cenário e história. Não é à toa a comparação a Tolkien (para quem não sabe autor de Senhor dos Anéis), mesmo diferente em muitos aspectos, os mundos que estes dois gênios literários criaram, são realmente envolventes. Não quero prolongar muito se não vou desmanchar em elogios que são muito bem cabíveis a obra de arte que é esse livro. 
 O livro é narrado na terceira pessoa, mas ao contrário de livros assim, você tem muita facilidade em amar e odiar personagens em segundos, a estrutura dos capítulos permite isso como maestria. A cada capitulo é mostrado um ponto de vista de outro personagem, ou seja, acaba que todos são meio protagonistas. Você consegue entender a raiva de alguns, e a coragem que move outros, conseguimos captar a essência das intrigas que fazem essa guerra. No início imaginei que essa estrutura pudesse atrapalhar um pouco, mas foi o que deixou o livro ainda melhor, a única coisa que atrapalha um pouquinho, é conseguir lembrar os nomes dos personagens, que surgem aos montes e de todas as direções.
 O livro dá-se inicio quando Eddard Stark aceita a privilegiada, porém perigosa posição de Mão do Rei, em outras palavras, ele se torna o segundo mais poderoso, abaixo apenas de seu velho amigo e rei,  Robert Baratheon. Tudo seria mais fácil se ele não acreditasse que o último Mão, foi morto pela Rainha do clã dos Lannister, que logo percebemos, não é exatamente uma família muito confiável. A partir de então sua vida vive cercada de mistérios e tragédias que vão definindo os rumos da guerra que está pra surgir. Ainda há muitos outras histórias, sub-tramas, que na verdade vão interligando, ou vão se interligar no futuro.
 Os personagens são muito diferentes entre si, as personalidades são bem complexas, até mesmo das crianças. Obviamente você acaba se apaixonando muito por uns (Jon e Arya, no meu caso) e odiando outros (Sansa... essa menina me dá nos nervos) e até alguns relações de amor e ódio (essa são muitas...). O legal também é ver a evolução dos personagens, alguns começam meio invisíveis, mas vão se destacando na trama a medida que avança pro final. 
  Cenas lindas e feias, engraçadas e tristes, amor e ódio... Não tem como não amar esse livro. Ele sempre vai surpreendendo e te dando mais motivos pra continuar lendo, e tudo envolvido numa narração de tirar o fôlego. Pra quem gosta de livros medievais, magia e intrigas esse livro é perfeito.  
   Recomendo infinitamente. 
  






Comente com o Facebook:

7 Comentários

  1. Ainda nao li... Tomando coragem para pegar nesses livroes rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Olá, nós somos a Beatriz Belo e a Ângela Rosa, temos um blog de livros e queríamos saber se aceitaria fazer parceria com o nosso blog. O que acha? beijos

    blog: http://passionforbooks1.blogspot.pt/
    email: novastendencias2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceria aceita!Muito obrigada pela visita!

      Excluir
  3. To querendo ler esse livro desde que comecei a ver a série, que é FANTÁSTICA!
    Quero comprar já todos os livros lançados, já estou até juntando uma graninha. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. A primeira vez que vi esse livro foi com um colega da faculdade e, desde então, não quero ler outra coisa! É incrível o sucesso de publico e crítica que esse livro tem conseguido, e, realmente, não é a primeira vez que ouço equipará-lo ao O Senhor dos Anéis...
    Achei incrível sua resenha, parabéns!
    Gostei muito do seu blog, estou seguindo!
    Quando puder fazer uma visitinha no meu, ficarei muito feliz em te receber!

    Abraços!

    Peças de Oito

    ResponderExcluir
  5. Oie linda, tudo bem?
    Estou passando aqui primeiramente para agradecer pela sua visitinha em meu blog e me desculpar por não ter passado antes para ver suas novidades, pois havia viajado por causa do dia dos pais, mas agora estou de volta e com uma novidade em meu blog também sobre RESENHA. Espero que você passe lá para conferir também =]

    Esse é um dos livros que estou muito ansiosa, mas ao mesmo tempo não tão ansiosa assim para ler, até porque eu assisto a série de Games of Thrones e acho realmente fantástico. Mas o livro tenho vontade de ler por causa da personagem Khaleesi que eu adoro. Eu só tenho os dois primeiros livros e estou deixando para ler bem pra depois, porque estou com uma lista imensa de livros para serem lidos.
    E a coleção é gigantesca né ?! Nem tem como parar para ler com um monte de parcerias para ler (risos) Pelo menos no meu caso.
    Mas adorei a sua resenha. Tá de parabens. A obra realmente deve ser maravilhosa e quero muito ter um tempo para ler ele =]

    Outra coisa, gostaria de dizer que já estou seguindo o seu blog, poderia me seguir também e curtir minha fanpage? Ficarei muito agradecida.
    Se cuida e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha. Só não li o livro ainda por causa do tanto de páginas e porque quando eu começo um livro, vou até eu não ter mais condições de ler. E como tenho os 5 livros, iria demorar muito a ler. rs
    Um dia eu vou ler com certeza. ;)

    http://academialiterariadf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir