Eu respiro fundo. Tento me controlar. E faço a pergunta: "Eu preciso disso?”. 
    Eu olho a vitrine sem piscar encarando fixamente o produto e fantasio tê-lo em minhas mãos e volto repetir na cabeça: "Eu preciso disso?”.
   Sinto o cheiro dos livros me chamando e com os olhos molhados e choro engasgado pergunto pela terceira vez: "Eu preciso disso?”.
   Não me arrependo do que eu fiz naquele dia. Eu meditei, debati e o melhor venceu (não há nada de errado nisso). É só ter força de vontade! (e eu tive muita...). Lembro-me de sair da loja, caminhar confiante e orgulha com a decisão, estava pronta para dizer ao mundo  que Mia Charlot não era viciada em livros !.
    "Vou levar apenas esse" Eu olhei para a sacola em minhas mãos "Um livro e só, nada mais que isso...”.
   Voltei para casa e foi o fim de mais uma batalha para sobreviver.
     Meu nome é Mia Charlot sou compradora compulsiva... De livros. Eu realmente não acredito nisso, o que os outros chamam de vicio eu chamo de necessidade.
     Simplesmente amo livros, de todos os tipos e cores, seja pequeno médio ou grade, novo ou caído aos pedaços. Cada livro é uma parte de mim sem eles me sinto vazia, sinto que não sou mais eu e que me substituíram por uma versão mais moderna e chata de mim mesmo.
    Os livros são portais mágicos que nos conduzem a reinos encantados, cheios e quase transbordando de magia, conhecimento e deslumbramento. Ele nos faz experimentar milagres inesperados e reviravoltas bem no último capitulo, ele nos faz desfrutar de uma profunda ideia que podemos vive-lo e lá no íntimo sabemos que é verdade.
   Bem, acreditem ou não, gostar tanto de ler mudou minha vida. Ainda sou invisível para quase todo mundo, mas só até aquilo acontecer de novo, então serei a maníaca por livros, aquela que anda uma cidade inteira por... Livros, que gasta a mesada em... Livros, que pensa compulsivamente em... Livros, que vive e respira por... Livros.
    Não sou assim por nada, na verdade tem um segredo por trás disso. Os livros falam comigo, isso mesmo, falam. A primeira vez foi aos meus dez anos enquanto eu lia um conto fadas qualquer, e a princesa, uma linda e bela princesa de cabelos dourados como sol, começou a falar comigo como se eu fosse parte da historia ou ela parte da realidade. Li aquele livro em poucas horas esperando o final mais lindo de todos, mas me deparei com um "continua no próximo livro". Então a princesa de era uma vez voltou ao seu mundo e eu fiquei aqui sozinha, esperando poder encontra-la novamente no próximo livro. E foi quando tudo começou.
  Muitos não entendem essa conexão que tenho com eles. Acham que gastar dinheiro com livro é irracional. Mas eu sempre digo “você não os ouve como eu. Se soubesse ler, saberia ouvi-los“.
 Agora entendem? Os livros falam comigo. Tenho de compra-los ou seria ignorar um grito de socorro, de mim e deles também. Eu morreria de desgosto e eles de tédio e abandono em uma prateleira empoeirada sem alguém que os ouvisse.
  Na noite daquele dia eu pensei sobre isso, e quando o sono chegou dormi desesperada, eu em plena consciência havia condenado muitos livros ao limbo, ao desconhecido e a morte, eu era culpada de assassinato. Quando o sol entrou no meu quarto na manhã seguinte eu tinha um plano.
   "eu vou salva-los"
    Ainda era cedo quando eu voltei a encarar a vitrine. Meus olhos estavam imóveis, meu coração acelerava, meu corpo tremia. Respirei fundo.Uma... Duas... Três vezes.
    "Eu preciso disso? Eu preciso disso? Eu preciso disso?"

     “Promoção de livros”. Eu ouvi alguém gritar e enlouqueci.
     "Sim eu preciso disso!!!"
     Eu corri pelos corredores e os livros começaram a falar comigo, eles cantavam e chamavam o meu nome e eu fui ao resgate: atropelei vendedor, briguei com leitor, discuti com o recepcionista e consegui salvar dez...
      "tudo bem só isso, nada mais”. Convenci-me.
        "A autora Cristie Ross vai dar autografo... Falou a mesma voz de antes. E não me contive.
        "Cristie Ross?!Cristie Ross!!. Acho que eu tenho um livro dela aqui...Não,não,não!! Eu não tenho! eu tenho de comprar mais um... só mais um...
        Eu segurei forte as sacolas e comecei acelerar os passos, procurei por alguns minutos nada de livro nenhum de Cristie, fui de uma canto a outro de cada livraria, e mas uma vez como sempre, não consegui nada. Já corria histericamente pela feira de livros quando eu o vi ao longe. Era lançamento, sua capa era linda e ela cantava melodiosamente para mim. Meu coração palpitou e eu me apaixonei.
       Revirei minha bolsa, estava falida, mas ainda tinha o cartão. E sem pensar, questionar ou recuar comprei o livro e voltei correndo para conseguir o autógrafo.
      E foi assim que descobri minha vocação. Eu, Mia, era salvadora de livros, estava escrito no meu destino. A partir daquele dia estava destinada a salvar livros (Só preciso salva-los sem ir falência!).
    E os dias passaram e fez meses. Minhas leituras deram sentido aos livros, os fiz viver e vivi com eles. Eles eram minha companhia, meus amigos, minha alegria. Eu os ouvia e eles eram reais. Então os terminei de ler, cada um (ou quase todos...), e tratei de gritar logo: "Mãee! Preciso de dinheiro!!!!!!"
 Ao que ela sempre respondia: " Mas você ainda tem muitos livros que não leu, querida!"
 E eu retrucava: Muitos livros!!?Muitos livros!!!!? Eu só tenho aquele no cantinho da estante, e aquela continuação da série "Crônicas de Den" e o box da trilogia "Substituto", e alguns livros de bolso que estavam na promoção no "Aquático"! Isso não é nada! Preciso de mais! Eles ainda me chamam das prateleiras empoeiradas, tem aquele que estou louca para comprar faz tempo! E tem lançamento novo! Não posso deixá-los entregue a própria sorte, mãe! Eles precisam de um lar aconchegante, e da prateleira iluminada e confortável perto da minha cama!
  Ela suspirava meio a contragosto. Então eu sabia, a guerra tinha sido ganha.
  Agora é só desejar boa sorte.

Comente com o Facebook:

27 Comentários

  1. Me sinto exatamente assim.... livros é necessário, e nunca é demais ter mais um.. kkk
    penso, penso, mas sempre acabo comprando =)
    bjokas
    Isis - minhaestantecolorida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo?! Difícil mesmo é tentar convencer os outros disso! rsrsrs
      Eles nunca me entendem quando gasto meu dinheiro todo em livros!
      Abraços e obrigada pela visita Isis.

      Excluir
  2. Ahhh amei!
    Eu preciso disso!!!
    Muito legal :)
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou,flor!
      Eu sempre preciso de mais um livro! hahaha
      Beijinhos e obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Nossa quem não precisa de livros ? Livros é vida .

    querida-adolescenciaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou daquelas pessoas que prefere ficar em casa lendo um bom livro, enquanto os outros saem! rsrs Amo meus livros!
      Obrigada pela visitinha, flor!

      Excluir
  4. Oi queridas, obrigada pela visita lá no meu blog.
    Vim visitar vocês!

    Adorei, estou seguindo!!

    Beijos
    http://livrosqueinspiram.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaysa! Que bom que adorou! Amei seu blog também e fico feliz por estar por aqui!
      Abraços!

      Excluir
  5. Me vi ali! Serio... vcs andam me espionando? kkkkkk
    bjos
    valmedrado16.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk
      Acho que todo leitor se viu ali! haha
      Beijos, Val!

      Excluir
  6. Nossa adorei esta cronica.Me sinto assim como você.Necessito salvar um livro - ou melhor - salvar a todos.Dar a eles um cantinho em minha prateleira,e mante-los lá confortáveis e bem acessíveis as minhas mãos,sim aquelas que os pegam e os enchem de carinho,antes de começar a folheá-los e lê-los.
    É uma pena não ter dinheiro para comprar todos,mas ainda bem que existe os cartões que fazem milagres!Hahahahahahahahaha

    Parabéns pela escrita e a historia,sendo ou não real,é simplesmente maravilhosa e bem a cara de um leitor!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É real sim! hahaha Fiz a crônica mesmo por que sabia que muitas pessoas se divertiriam e se identificariam com ela, ri muito fazendo ela!
      Beijinhos, Ana!

      Excluir
  7. Oieee suas lindas, vim visitar e seguindo!
    aaah, amei a crônica, bem creio que todos nós amantes dos livros nos sentimos dessa forma. Confesso que não sou consumista, até me controlo com compras, mas quando é livros, perco o controle total. ultimamente tenho até me sentido com a consciência pesada por ter tantos livros que a inda não li e querer comprar mais, tenho mais de 80 aqui me esperando, e não, não tenho parceria com nenhuma editora e mesmo com escritores eu compro os livros deles. rs
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou nem um pouco consumista, mas quando se trata de livros quase enlouqueço se não compro! rsrsrs
      Ual! 80 livros! Acho que não cheguei a tudo isso, mas tenho muitos na minha listinha que estão loucos para serem comprados!
      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Amei.... sempre da essa loucura de comprar demais né
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá mesmo! rsrs Nunca resisto, quando vejo aquele livro tão esperado na minha frente tanho que comprar!
      Beijos, flor!

      Excluir
  9. Oi meninas,
    tudo bem?
    Achei muito engraçado, é assim mesmo: quando tem promoção saio avisando para todo mundo e quero logo comprar os meus, ainda mais quando sai por R$ 9,90 aquele livro que sempre quis e que era muito caro!!!
    Muito legal a crônica, adorei.
    Tem sorteio lá no cantinho, depois passa por lá e participa:
    cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2013/10/resenha-do-livro-o-eterno-menino.html
    beijos.
    Cila- leitora Voraz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim, flor! Que bom que gostou, fico muito feliz! Também amo promoções, e quando estão por 9,90 então... rsrs já dá pra imaginar, né?
      Obrigada pela visitinha!

      Excluir
  10. Impressão minha ou eu reconheci duas irmãs no texto? Haha!
    Adorei, Scar! Não sabia que escrevia dessa forma (:
    Fiquei feliz em ver que revelaram seus rostos, mas para mim ainda é Scar, tá? Beijo!
    http://josyarr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi impressão, não Josy! rsrs É agente mesmo! Estamos assim, meio falidas esse mês, mas cheias de livros! E quem bom que gostou da nossa escrita, muito feliz!
      A gente nunca pretendeu ser anônima, mas é por que não somos muito fã de foto, não, então não tínhamos nenhuma foto decente e nem câmera boa para tirar foto, graças a nossa amiga, solucionamos o problema! haha
      Beijos, Josy e obrigada pela visita!

      Excluir
  11. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, fazemos tudo com muito carinho, mesmo gastando grande parte do nosso tempo amamos fazer isso!
      Já fui visitar seu blog e já estou seguindo, a propósito amei as mensagens!

      Excluir
  12. Que crônica gostosa e perfeita, amei.
    Sempre preciso de mais um livro, e mais um e mais um...

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mais um, e mais um e mais um... Nunca acaba! Sempre quero mais um!
      Beijos, Paty e obrigada pela visitinha!

      Excluir
  13. todo mundo tem um pouquinho de Becky Bloom, eu mesma tenho que me segurar quando vejo promos!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tento muito me segurar, mas às vezes, não é suficiente! hahaha
      Beijinhos!

      Excluir
  14. Olá,
    tudo bem?
    Vim conhecer teu cantinho e adorei, já estou seguindo!!!
    Passa lá no meu qndo quiser será muito bem vinda
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/
    Beijinhos

    ResponderExcluir