Vim aqui para falar um pouco sobre o que aconteceu na IX Bienal Internacional de Pernambuco, que acabou ontem 13/10/2013. Infelizmente não pudemos ir todos os dias, porque moramos um pouco distante... Para vocês terem idéia do quão distante: gastaríamos mais dinheiro com passagem de ônibus do que com livros, então escolhemos os livros! rsrsrs
 Esse ano infelizmente a Bienal não contou com o apoio histórico do Governo do Estado de Pernambuco e da Secretaria da Educação do Estado, o que obviamente me deixou totalmente revoltada (para dizer o mínimo), no entanto vou acabar meu protesto por aqui mesmo, senão vou terminar fazendo um post inteiro falando da minha indignação, e o quão absurdo isso é, porque para apoiar obras sem nenhuma importância o governo tem dinheiro, mas para apoiar a cultura não. Ainda assim tenho que parabenizar a Cia de Eventos pela gratuidade do evento (confira o que eles falaram abaixo) e também pelo ótimo trabalho com a Bienal, que apesar de não contar com as grandes editoras, foi um show!:

  "E, nos unindo a esse esforço coletivo de resistência para que a Cultura e a Educação possam continuar sempre sinônimos de crescimento, de auto-conhecimento e de libertação. A Cia de Eventos incentivará, por seus próprios meios, o acesso de todos aqueles que buscam o conhecimento, a inspiração, a magia e o conhecimento que só o livro, a leitura e a literatura provê." 


  Fomos no primeiro dia (04), acompanhadas pelo nosso parceiro Lucas Guilherme do blog My Books, e como era de se esperar estava meio vazio, o que pelo menos para mim, foi legal, por que podemos passear por vários estandes com tranquilidade, olhando os preços e coisa e tal.  Antes de sair de casa, fizemos um acordo de só comprar livros mais desconhecidos ou em promoção, o que admito foi um sacrifício , por que ver os boxes de vários livros amados na minha frente, e outros desejados a um palmo da minha mão, foi difícil. Fizemos isso porque queríamos, além de economizar é claro, nos aventurar em leituras diferentes, até porque sabemos que Submarino faz promoção incríveis de séries, então tentamos nos conter.
  Logo no primeiro estande que entramos, encontramos o lançamento do livro de Severino Rodrigues, pela Cortez editora. Ele foi super simpático com a gente,tirou foto e autografou nosso livro. Você pode conferir a fan page do livro aqui.  Em breve resenha!

  Fora esse comparamos: A Menina que Semeava, de Lou Aronica; Noite Eterna e Caçadoras de Estrelas, de Claúdia Gray; Cinco Luas, de Ronaldo Cavalcante; Minha Vida Fora de Série, de Paula Pimenta; Anjos e Soldado, Tiago Cequenel, Sequestro em Urbana, de Severino Rodrigues, A Hora do Espanto: o piano, de Edgar J. Hyde; Ame o que é seu, de Emily Griffin.
  Fomos na Plataforma de Lançamentos e vimos:  A Morte e a Vida de Frei Caneca: Filhos de Marte, de Rodrigo Accioli. É uma HQ muito bem feita, de capa dura, achei muito incrível! Infelizmente as fotos não ficaram muito boas...


    Depois disso, descobrimos que a Paula Pimenta, isso mesmo, a própria Paula Pimenta, estaria num bate- papo com Índigo sobre Literatura sem idade, e logo depois estaria dando autografo... Tipo, a gente sabia que a Paula estaria na Bienal, mas não tinha a mínima ideia de que seria naquela dia, eis o problema: Eu não tinha nenhum livro para ela dar autografo e estava meio sem dinheiro... Para quem leu nossa última crônica deve ter um ideia do que a gente passou, quem não leu pode conferir aqui. Saímos desesperadas nos estandes procurando um livro da Paula para ela autografar, e como não tinha jeito, nos rendemos ao milagroso cartão rsrsrs.  Na minha inocência achei que estaria bem calmo por lá, no entanto... Estava uma loucura só, eu até entendo a emoção da garotada, mas sinceramente eu dispensava: "Paula cadê você! Eu vim aqui só pra te ver!" sem falar nos gritinhos histéricos e muito choro!
   O bate papo foi super legal, achei as duas tanto a Índigo quanto a Paula, super fofas e simpáticas, mas é claro que quando a Paula tocava o microfone era um histeria de gritos e palmas, a única vez que isso aconteceu com a Índigo foi quando lhe perguntaram que livro de outro autor ela gostaria de ter pensado e escrito antes, e reposta não deu outra: Harry Potter. Enfim depois disso tudo, descobrimos que a Paula Pimenta só autografaria as 200 primeiras pessoas que estavam com senha, nós éramos as 267, ficamos muito tristes afinal, fizemos um esforço descomunal para comprar o livro... Mas acho que era nosso dia de sorte, encontramos nossa prima por lá, e a senha dela era 90, pedimos desesperadamente que ela fosse com o nosso livro para que a Paula pudesse autografar. Infelizmente não conseguimos pegar o livro no mesmo dia, por que já estava fincado tarde e precisava voltar para casa, se não ia acabar dormindo na rua! Mas no domingo mesmo recebemos nosso livro autografado.



 No sábado, fomos de novo, mas com ordens de voltar cedo, porque tínhamos chegado em casa quase de 10 da noite... Já meio sem dinheiro decidimos ir apenas para o encontro de blogueiros, que o grupo Blogueiros PE, estava realizando. A reunião foi um bate-papo super descontraído, todo mundo que teve a oportunidade falou um pouco sobre sua experiencia de blogueiro, parceria com editoras, a literatura no brasil, o preconceito ainda existente em relação a autores brasileiros e como aos poucos isso vem sendo superado e muitos outros debates polêmicos mas também bem enriquecedores. Pena que o tempo foi bem resumido e passou bem rapidinho, mas foi muito bem aproveitado. Para quem quiser conhecer o Blogueiros PE, olha aí os links dos blogs: CarissaVieira,Capa e Título, A Fábrica: Diversão e Arte ,Catavento de IdéiasGarotas e LivrosInteiramente DivaLivretandoPalavras Proliferas e Restaurante da Mente.  
   Também é só procurar Blogueiros PE no facebook, twitter, youtube google +  que acham rapidinho.
   Inclusive a Carissa Vieira, dona do blog carissavieira.com, estava fazendo o lançamento de seu livro Andanças lá na bienal, conferimos também a sua palestra, mas como já dito, estávamos sem dinheiro e não pudemos comprar, uma pena, por que parecia muito bom!



 


  Bem foi isso que rolou na Bienal, ainda teve muito coisa boa (Raphael Draccon também estava por lá, muitos lançamentos de livros, oficinas e cursos...)   Quem foi tenho certeza que apesar da falta de incentivo
 gostou muito.
    Um evento e tanto!

Comente com o Facebook:

25 Comentários

  1. Ai, Bienal é algo que deveria acontecer durante 6 meses por 2 duas vezes ao ano! Hahahaha Fui na Bienal daqui do Rio, só pude ir um dia, comprei 2 livros que eu queria, voltei com 4 livros (o que, pra mim, foi até muito porque só me deixaram ir e me deram dinheiro quase nos 45 do segundo tempo) e fui embora com aquela dorzinha no coração, querendo morar lá :( Mas foi muito bom pra ver tanta gente junta por causa dessa tal magia única que vem dos livros, além de conhecer amigos que conheceu através da internet e se conhecem durante anos e livros super baratinhos, vontade de levar todos hahahah

    xx, www.ladodecoragem.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, na Bienal me sinto em casa, parece um paraíso de livros! rsrsrs Ficaria lá por muito mais tempo se conseguisse!
      Muito obrigada pela visitinha, flor!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa a bienal do Espírito Santo foi muito fraquinha, do tipo: ai que dó de mim mesma.
    Acabou ontem também. Tinha - no extremo máximo - uma dúzia de livrarias, todas com "promoções" de até 20%, daí quando calculávamos com o desconto saía o preço do livro na livraria.

    Amei o blog e estou seguindo,
    só uma perguntinha: vocês são gêmeas? - que curiosa.
    Beijão suas lindas!

    enfimepilogo(.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, espero que nos próximos anos melhore! Aqui também não tinha mega descontos não, pelo menos não dos livros mais esperados, muito melhor comprar na Submarino...
      Ah! Somos gêmeas sim! rsrs
      Beijinhos, e muito obrigada por se juntar conosco!

      Excluir
  4. cute blog!

    Would you like to follow each other on GFC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you!
      Glad you liked my blog! I'm following your blog too.
      Kisses and thanks for visiting.

      Excluir
  5. Que bacana que chegou a vez de vocês curtirem a bienal, que delícia.
    Eu fui a minha primeira bienal no RJ esse ano, e amei a experiência.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tinha ido outras vezes a Bienal, e depois da primeira não consegui mais parar de ir! rsrsrs Esse ano foi um sufoco porque ninguém queria ir com agente, mas acabou que deu tudo certo!
      Obrigada pela visitinha, flor!

      Excluir
  6. hi! nice blog! i follow you
    zaxarikaiomorfia.blogspot.gr

    kisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello!
      Thanks for visiting, I'm following your blog too
      Kisses

      Excluir
  7. Ah que Luxo, quero tanto um dia poder ir na Bienal :)
    Vejo que em breve teremos muitas resenhas novas Rs
    Beijos Meninas, Taty Assis.
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taty!
      Pode esperar, sim, que já estamos preparando muitas resenhas novas! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  8. Amei o blog de vocês lindas , e conserteza estou retribuindo a visitinha e volte sempre e seja bem vinda
    http://chegandoao18.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, também amei seu blog, pode deixar que todo vez que der, vou estar indo lá.
      Beijos!

      Excluir
  9. Quantas aquisições! Eu queria muito ter conhecido a Paula Pimenta aqui na bienal do Rio, ela parece mesmo ser uma fofa. É uma pena que a fila pra ela esteja sempre tão gigantesca, rs.
    Bienal devia mudar o nome para "Anual", no mínimo. Só acho. hahaha

    flyingwhisper.blogspot.com.br
    @nathcarvalh0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente de acordo, vamos fazer um protesto: Não queremos mais Bienal, queremos Anual! rsrsrs Vai que cola?
      Foi muito bom ver a Paula, pena que não tão de perto quanto eu esperava...
      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Excluir
  10. Finalmente esse post! Não sabia que eram fãs de HQ's!
    Embora não tenha sido investido tanta grana, pareceu estar bem organizado!
    Sorte sua que conseguiu ir num dia mais vazio, a daqui do RJ foi um inferno ):

    Mas já to com saudade! haha
    http://josyarr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Josy!
      Somos muito fãs de HQ's! Mas hoje em dia me interesso mais por livros, mesmo...
      E de fato, mesmo sem o investimento, não deixou nada a desejar, mesmo sem as grandes editoras, havia muitas livrarias, então não houve tanto problema, não.
      Já estou com saudade também, agora : Esperar mais dois anos... rsrs

      Excluir
  11. Poxa, fico mordida de inveja quando ouço falar desses eventos literários o/
    nunca fui em um, pq moro em uma cidade onde pessoas não gostam de ler, então eu sou uma ALONE FOREVER (risos), e obrigada pela visita.
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por muito tempo achamos que também fôssemos as únicas que gostassem de ler, foi quando a gente descobriu a Bienal e vimos que aqui em Pernambuco, embora ainda reduzido tem um público leitor fiel!
      Obrigada pela visitinha, também!
      Beijos!

      Excluir
  12. E a vontade que tenho de ir a bienais e nunca fui? :/
    Parabéns pelo blog, uma graça aqui

    http://www.daprateleira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que nunca foi, espero que algum dia possa ter essa oportunidade, é um experiência incrível!
      Beijos!

      Excluir
  13. Nunca fui em Bienal (ok, pode me matar), mas morro de vontade. Estou 'economizando' para poder gastar bastante ano que vem na de SP. E nossa, muito legal a ideia de vocês de comprar livros não tão conhecidos xD E que sorte que a prima estava na fila ^^

    Beijinhos, já estou seguindo ^___^
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria poder ter economizado mais, porque aí teria ido todos os dias, e comprado todos os meus desejados de um só vez! rsrsrs Mas foi muito bom comprar livros diferentes e realmente foi muito sorte encontrar minha prima por lá! haha
      Beijinhos!

      Excluir