Sinopse:
  Estas são lembranças de um andarilho que teve de recomeçar sua jornada quando se vê em um sombrio e nebuloso pântano , rodeado de cadáveres humanos. Perdido e amedrontado por não lembrar-se sequer do próprio nome, percorre florestas e estradas em busca de sobrevivência e acaba entrando em contato com um povo de um humilde condado. Além de percorrer suas vagas recordações e tentar entender a magia que o atraí tanto àquele lugar, ele ainda deverá enfrentar  os filhos da noite, as sanguinárias criaturas que insistem em persegui-lo.
  Neste cenário perturbador e atraente, as horas parecem dias, criando uma mistura de pesadelo e realidade; e os limites entre luz e escuridão se perdem a cada dia em meio a névoa, fazendo com que essas criaturas dominem e perdurem na escuridão.
obs.: Pode conter spoiler. 


 Presas: A Dádiva da Escuridão é o livro do Marco de Moraes, autor parceiro aqui do blog. Recebi o livro exatamente no mesmo dia em que recebi A Ilha de Kansnubra, fiquei super animada para ler os dois, mas como fechamos parceria primeiro com o Andrews Ulisses, demos prioridade ao livro dele.
 Vou ser sincera e admitir que apesar de gostar de um estilo poético na escrita, tive medo que isso pudesse atrapalhar um pouco no entendimento do livro, mas acreditem, pessoalmente comigo não aconteceu, na verdade me prendi tanto a história que tinha horas que nem percebia isso.
  O livro tem início quando nosso protagonista acorda em um pântano sujo de sangue e rodeado por cadáveres e como se já não bastasse tamanha desventura, ela ainda não tem menor ideia de quem é, era tanto seu esquecimento que às vezes acreditava que sua vida deveria ter começado naquele momento. A partir daí, ele vaga meio sem rumo, em busca de explicações ou no mínimo de um lugar confortável na qual pudesse descansar e esquecer o quão obscuro era os caminhos que andara trilhando.

   "Tudo era bruma e cinza quando eles abriram a piscar, mal enxergando minha mãos cobertas por algo viscoso e fétido que dificultava junta-las em toque. O ar pútrido carregado e o som como de ossos remexidos incomodavam cada movimento."

 Em sua jornada, Irwin, como passa a ser chamado, encontra várias pessoas e também criaturas (vampiros, bruxas, fantasmas e até a própria morte!) e também percebe a miséria em que se encontra alguns condados e o mistério que envolve o reino: as pessoas estavam desaparecendo misteriosamente. Irwin também passa a ser de certa forma atraído pelo castelo do rei Alcher, de algum forma sentia que teria algumas respostas sobre seu passado...


    "Aliados eram difíceis de se encontrar naquelas terras.No tempo de minhas andanças por lá, era claro que todos estavam contra todos, desde o rei - que sequer imaginava quem e como era - até o frade de vestes acabadas. A cada passar do tempo conhecia personagem-vilão nessa tragédia que, a cada noite, tinha o cenário mais tenebroso."



              " Se contar com amigos era impossível naquele tempo, tampouco dirigiria preces aos anjos, porque, cegos, seriam como nada para este condenado. Sem água, sem fogo, sem terra. Era difícil pisar a terra que não era minha, caminhar por onde não me levaria a futuro algum. Nem sono, nem dono, nem cama, nem, trono."

   Assim que comecei a ler o livro senti o livro meio parado, talvez para introduzir a história aos poucos, mas não demorou muito para me ver totalmente submersa no enredo. À medida que avançamos na leitura os cenários começam a se encaixar e fazer mais sentido, e acabamos loucos para descobrir sobre o passado do tal homem!

  O cenário é bem sombrio, como da para notar mesmo na ilustração da capa, e se passa numa era medieval com reis e rainhas, condes, servos e guerreiros e tudo submerso num universo meio sobrenatural. Para quem gosta de vampiros e coisa do tipo, esse livro é um prato cheio!

  Uma coisa bem positiva que achei no livro também foi  ele ser em primeira pessoa, nos conectamos rápido com o personagem por que obviamente depois de uns mal bocados, a gente começa a tomar as dores de Irwin, e fica quase impossível largar o livro, e quando a gente acaba de ler a sensação é de quero-mais e como o livro é só o início de uma série... É bom torcer para que o próximo saia rápido! hahaha

 Enfim, o livro não deve agradar a todos (mas acho que nem Harry conseguiu esse feito, né?) mas ainda assim recomendo, acho que vai se surpreender do mesmo modo que me surpreendeu, de fato, não imaginava que ia ficar tão empolgada quanto fiquei, as últimas páginas passaram rapidinho...

 Os quotes são maravilhosos e aos montes, a história é muito bem construída e acho que não deixa nada a desejar. Amei!

Comente com o Facebook:

45 Comentários

  1. Eu vi desse livro lá na Bienal daqui do Rio, e depois vi falar dele aqui na internet, parece ser bem legal, gosto de livros desse gênero, que possam me prender na história, sabe?

    xx, www.ladodecoragem.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal sim, como falei, começou meio lento, mas depois você realmente se empolga! rsrs
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Oie!
    Não conhecia o livro mas achei a proposta beem interessante. Esse gênero tem me agradado bastante.

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro realmente é bem diferente do que a gente está acostumado a ver, achei muito bom conhecer outros estilos.
      Beijos!

      Excluir
  3. Nossa você não tem noção de como fiquei com vontade de ler esse livro, parece ser muito bom e a resenha ficou ótima amei aqui você tem um ótimo gosto para livros seu blog é super bem feito...
    http://mundorealdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, flor! Fico muito feliz que tenha gostado da resenha e do blog também, e se você tiver um tempinho acho que vai gostar de ler esse livro.
      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. esqueci de dizer já to te seguindo e vou te indicar para minhas amigas viciadas em livros
    http://mundorealdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Pode indicar sim, vou ficar esperando por elas!
      Beijos!

      Excluir
  5. Tem vezes que é até bom ler algo diferente. Ler sempre o mesmo gênero torna tudo clichê =/

    http://josyarr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Josy! Verdade, foi muito bom ler um livro diferente, ando lendo tanto livro da "moda" que é até bom entrar num universo diferente.
      Beijinhos!

      Excluir
  6. Olá Marcela e Eduarda

    Não conhecia o livro e não sei se seria uma leitura que me atrairia, costumo gostar mais de outros estilos. Mas como gosto de livros em primeira pessoa, vou tentar dar uma olhada.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro a primeira vista passa realmente um impressão contrária, como falei, fiquei até receosa por causa da escrita, mas quando o livro vai avançado vai ficando muito bom mesmo! Se puder dar um chance a ele acho que vais se surpreender!
      Abraços!

      Excluir
  7. Ual, não conhecia o livro! Não curto o gênero, mas sei que meu boyfriend adoraria!
    Ele é louco por coisas medievais :DD adorei o quote: "Aliados eram difíceis de se encontrar naquelas terras.No tempo de minhas andanças por lá, era claro que todos estavam contra todos, desde o rei - que sequer imaginava quem e como era - até o frade de vestes acabadas. A cada passar do tempo conhecia personagem-vilão nessa tragédia que, a cada noite, tinha o cenário mais tenebroso." parece ser um bom livro!

    Estou seguindo seu blog, se puder segue o meu?
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não gosta do gênero é um livro bem legal de ser ler, já estou esperando a sequência! rsrs
      Já estou seguindo seu blog também, flor!
      Beijinhos!

      Excluir
  8. Por algum motivo estranho não consegui ver a capa do livro, mas a história parece interessante. Não vou muito com a cara dos livros que demoram a embalar, desanimo, mas ás vezes é surpreendente! :)

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que consegui resolver o problema da visualização, não sei o que aconteceu, mas enfim...
      A história é muito legal, também sou dessas que desanimo, mas incrivelmente esse livro ainda conseguiu me manter focada na história e não me arrependi de ter chegado ao fim, surpreendente mesmo!
      Beijinhos!

      Excluir
  9. Sua resenha me deixou muito curiosa! Espero ler em breve, já anotei aqui.
    Beijos
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! rsrsrs Mas não é só a resenha não, o livro te deixa mais curioso a cada página...
      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Excluir
  10. Olá meninas,
    tudo bem?
    Adoro histórias épicas, esse livro parece ser bem interessante. E também gosto muito de aventuras, fantasias, acho que irei gostar, ainda mais depois que indicaram.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, flor!
      Se você tiver a oportunidade de ler, acho que vai gostar, o livro é bem diferente do que a gente está acostumado, mas pelo menos eu amei o livro!
      Beijinhos!

      Excluir
  11. Parece ser muito bom, to seguindo...
    Beijos
    http://ninitasousadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Já tinha visto esse livro por aí. Porém nunca tinha parado para ler uma resenha dele. Fiquei bem intrigado e vou anotar na minha lista de desejados. Desculpa a demora em visitar seu blog, já seguindo de volta.

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      O livro te deixa muito intrigado mesmo e no fim você é bombardeado de surpresas e ainda deixa uma super curiosidade para o próximo da série!
      Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir
  13. Olá, nossa muito lindo, fiquei super curiosa para ler esse livro.
    abraços!!!
    seguindo!
    http://palavrapequenas.blogspot.com.br/2013/01/resenha-de-sob-luz-dos-seus-olhos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do livro, o livro dá essa curiosidade mesmo! rsrs
      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Excluir
  14. Nossa, adorei, me parece muitoo interessante a história... adoro livros do gênero e também adoro livros que vc só consegue parar de ler quando a última página acaba, e vc ainda fica querendo mais, mesmo tendo um desfecho tão fascinante, parabéns pela resenha.
    Bjoks!

    sonholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim uma história muito interessante, a história vai te prendendo a cada minuto!
      Obrigada pela visitinha, Ingrid!

      Excluir
  15. Que demais, adorei <3

    http://devaneiosdeuma-adolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa me interessei demais nesse livro pela resenha!!
    E olha que nem é meu gênero de livros preferidos!!
    Adorei!!!
    Preciso tê-lo em minha estante!!

    Beijos.

    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie suas lindas =)
    não conhecia o livro, amei a capa, gostei da proposta, apesar de não ser o gênero que costumo ler e sou medrosa, rsrs, mas se tiver o o livro em mão, irei ler com certeza para ver se tenho a mesma opinião.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  18. Oiiie :)
    Só a capa já me fez ficar com muita vontade de lê-lo. Toda essa história de suspense e seres místicos sempre me encantaram e tenho certeza que vou amar esse livro! hihi
    Beijoocas , o blog é lindo e com ótimas resenhas :*

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro ainda
    adorei a capa, é bem dark... e a história parece bem legal, adoro esse tipo de história ^^
    xoxo
    Isis - minhaestantecolorida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Pelo o que li parece ser uma leitura bem empolgante, e cheia de mistério, gostei
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olha, você escreve muito bem suas resenhas, conta o que sentiu pelo livro, eu fiquei muito interessada em ler, parece ter bastante suspense do jeito que eu gosto!

    Histórias Possíveis

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Gostei bastante da resenha *_*
    Já estou seguindo aqui também!
    Obrigada pela visita no meu blog,
    sempre que vocês puderem deem um passadinha lá,
    que eu passo por aqui!
    http://talytaxavier.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Amiga vim agradecer sua visita e parabenizar seu lindo blog que estou seguindo!!! <3
    Adorei a resenha desse livro, gosto de livros assim pra variar a leitura!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  24. Sua resenha ficou muito boa.
    Acabei de ver uma outra deste mesmo livro. Não é muito o que costumo ler, mas acho que toparia uma leitura sim.
    Parabéns..


    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Confesso que adorei a resenha e fiquei com vontade de ler, adoro livros ambientado em cenários sombrios, com um "Q" de macabro, parece uma ótima obra, não conhecia o livro e nem o autor ainda, agora quero muito ler!

    Estou seguindo o blog para poder voltar sempre aqui!

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
  26. aawn, eu amei o seu post e fiquei encantada em perceber o carinho que você transmite em seus posts *_*
    Certamente voltarei aqui mais vezes, e também aguardo sua visita em meu blog !
    beijinns { :

    - http://girls-of-christ.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. BOm dia, ainda não li esse livro em questão, mas amo livros sombrios, que me fazem viajar como A sombra do vento, o jogo do anjo.... mas vou procurar esse pra ler!!!
    Bjus!
    http://musikeiroscia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Seguindo seu blog, se puder dá uma passada no meu:http://musikeiroscia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Bom dia!

    Quero agradecer pelo trabalho com a leitura e a resenha.
    Continuem trabalhando assim, porque ficou muito bom!

    GOSTEI DEMAIS!!!

    Abraços,

    Marco de Moraes

    ResponderExcluir