Para terminar nossa Semana Especial Jogos Vorazes, vamos contar o que achamos do filme Em Chamas, dirigido pelo diretor Francis Lawrence, e estrelado por Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth. Vamos lá?


 Sinopse: Este o segundo volume da trliogia Jogos Vorazes, baseado nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss(Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "jogos vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.
(sinopse do Adoro Cinema)



  O primeiro filme não me agradou. Jogos Vorazes vinha com a premissa de ser o novo "Harry Potter" e "Crepúsculo" , pelo menos isso era o que falavam os trailer e cartazes no cinema. Nesse tempo, ainda não havia lido o livro, mas com tanto alarde não me contive e tive que ver. Admito que a história me chamou a atenção, o motivo de mais tarde começar a ler a trilogia, mas de algum modo me parecia meio superficial. Obviamente não poderia dar um opinião muito concreta uma vez que não tinha lido ainda, mas depois de ler, não tive dúvidas que o primeiro filme deixou a desejar, de certa forma, foi fiel ao livro, tinha ótimos atores, mas não empolgava. Antes de chegar as telonas, Em Chamas já tinha conseguido minha atenção, os trailers estavam de tirar o fôlego, mas ainda tinha em mente que talvez não pudesse ser tão bom, então, por mais empolgada que estivesse, mantive o pé no chão. No entanto, não era necessário, o filme não apenas me agradou, como superou todas as minha expectativas.



 A primeira melhoria em relação ao primeiro filme da série é vista logo nos primeiro minutos do filme. A fotografia estava muito condizente, já revelava o clima tenso do filme, me fez até lembrar o inicio de Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2. O diretor de fotografia Jo Willems fez um trabalho muito bom.

  Mas o realmente surpreendente foi  finalmente ver que  Hollywood compreendeu a grandeza da obra que tinha nas mãos e que finalmente estão dando a oportunidade de mostrar a trilogia com ela realmente é, não um simples historinha de adolescentes, como obviamente interpretaram no primeiro filme, que tinha o único objetivo de superar os já ditos Harry Potter e Crepúsculo, mas como uma crítica a nossa sociedade e que tem mais a oferecer do que simplesmente ser um blockbuster do momento. Nesse filme ficou bem claro as comparações e as críticas sociais, não foi só um monte de gente se matando na arena, nesse filme vemos as consequências dos atos de Katniss e o quanto a Capital está irritada por ser desfiada, o clima de revolução paira a todo momento no ar.

  O drama ficou muito bem construído, ao mesmo tempo em que há o triângulo amoroso dos protagonistas, em nenhum momento isto superou o conteúdo do filme e nem sequer se tornou o foco, como admito esperava que acontecesse, fiquei imensamente feliz que não.

O filme ficou simplesmente impecável, a trilha sonora nos introduzia ainda mais naquele universo e só aprofunda nossa emoção. Fazia muito tempo que não me divertia tanto num filme, tudo estava empolgante, as cenas estavam surpreendentes, era quase impossível não erguer o braço (o simbolo da rebelião) no meio do filme. São duas horas e meia de filme sem nem piscar ou respirar, com coração pulando tão forte que parecesse que vai sair dando cambalhotas!

 
Algumas cenas foram totalmente roubadas pela Jena Malone no papel de Johanna Mason, bem irreverente e cheia de personalidade, ela arrancou muitas risadas no filme.

   Se por uma lado o maior ponto positivo do filme foi fornecer não só entretimento para os fãs do livro mas também para aqueles que só queriam ver, um ponto negativo apontado por alguns, foi que quem não viu o primeiro certamente vai ficar meio perdido neste segundo, mas na minha opinião quem não viu o primeiro não tinha intenção de assistir o segundo, ou no minimo fariam um esforço para assistirem Jogos Vorazes antes de ver Em Chamas. 

   Em todo o caso o filme está mais que aprovado, tanto no que se diz ao conteúdo como também na parte técnica, uma adaptação muito digna da série! Esse filme me fez sentir como quando eu assitia Harry Potter, em que assistir o filme era quase um ritual, uma data que não podia ser violada, que sempre reunia toda a turma de amigos. Se você ainda não assistiu corra para ver que vale muito a pena!

  obs.: Até então O Senhor do Anéis e Harry Potter  para mim eram a únicas adaptações que realmente deram certo. Acabei de acrescentar Em Chamas a minha listinha... rsrs

O que ficou faltando:

(Essa parte contém SPOILERS!)

Para os fãs do livro, teve algumas cenas que foram cortadas, mas que jugo teriam sido muito úteis, ou no mínimo teriam agradado muito mais a gente.

1. Todo mundo deve ter notado que não teve a cena em que Plutarch Heavensbee mostra o relógio com o símbolo do Tordo para Katniss. Fiquei esperando muito essa cena e não apareceu. Acho que a intenção era não revelar as reais intenções de Plutarch  e não estragar o fim.

2. Outra cena que também ficou faltando foi a cena em que Peeta e Katniss assitia o Massacre Quartenário que Haymitch participou. Fique super triste por que não apareceu...

3. Não foi necessariamente uma cena, mas para os que leram o livro deve ter notado que o Peeta parece meio apagado no filme, enquanto no livro finalmente ele parece ser destacado, no filme ele mal apareceu, é uma pena...

E aí, vocês já assistiram? E o que acharam?


Comente com o Facebook:

17 Comentários

  1. Que legal! Não li nenhum livro da série, mas tenho vergonha de sair dizendo isto por aí, haha, mas assisti a primeira adaptação da série, o Jogos Vorazes. Eu tinha gostado até bastante, mas eu também achei bem superficial.. Agora estou doida pra assistir Em Chamas!!!

    http://palavras-digitadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a chance de assistir em chamas, gosto muito dessa saga, espero assistir logo o filme.
    Legal a sua resenha.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso, eu quero assistir esse Filme gente, to quase surtando aqui....
    Todo mundo falando super bem, e aliás ficam me torturando com os detalhes )'=
    Drama, rsrs. Mais eu quero muito assistir, espero que em breve eu possa.
    Bjs,
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu AMEI o filme, uma das melhores adaptações.
    Sobre o Peeta apagado: Também achei, ele ficou com cara de coitado, como se não tivesse valos nenhum valor, quase inútil.
    Apenas um ponto negativo: Quem não leu o livro - não foi o meu caso - o filme ficou beeem confuso, sem nexo.
    Adorei o post *-*
    Beijinhos,
    Aline
    (loucamenteleitores.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  5. Gente eu estou super curiosa pra ver esse filme, já várias resenhas e estou com muita vontade rs
    Amiga conheci seu blog pelo Grupo "União entre blogueiras" ,e amei ja estou seguindo, segue o meu também? ficarei muito feliz, pois uma ajuda a outra né rs,beijos e sucesso!
    Esperando sua visita aqui no Dicas entre Amigas

    By: Le

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vou passar lá, flor! To meio ausente do blog por causa das provas mas já estou conferindo os blogs que passaram por aqui!
      Beijinhos!

      Excluir
  6. QUERO VERRRRR!!!!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  7. Oláá meninas
    to doida pra ver o filme logo eu amo essa trilogia
    adorei o blog e queria pedir q seguissem o meu, ja to seguindo bjos
    http://www.leitorasdechocolate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li nenhum livro, por isso não assisti a nenhum filme ainda.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Indiquei seu Blog para o Selo Liebster Award

    http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/2013/12/selo-liebster-award.html

    Beijos

    Dri

    ResponderExcluir
  10. Já li e achei que foi super fiel ao livro. A parte da Johanna no elevador foi a melhor, achei que ia cortar! Vi duas vezes de tão perfeito.
    Dá uma passadinha?
    http://comportamentorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Senti falta só da parte em que eles descobrem mais sobre o passado do Hamith, de resto achei bacana. Mas teve alguns efeitos que não me agradaram muito e pretendo rever, quem sabe mudo de opinião.

    Beijo
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  12. Em primeiro lugar, é a primeira vez que entro no seu blog e achei ele lindo, parabéns! Eu nunca li os livros, mas assisti ambos os filmes, e achei que são ótimos. Adorei tua crítica.
    Beijos da Jú, http://pseudobailarina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu vi o filme e amei! Claramente melhor que o primeiro, e ainda deixou um gostinho de quero mais! Morro de vontade de ler os livros. Já segui de volta ;)

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Amiga adorei seu blog,esse filme está prometendo msm,já vir varias resenhas e ñ vi o filme...rs
    Tbm Lhe desejo foco, sucesso e força. Que conquiste muitas realizações através do mesmo. E também convido você e seus/suas leitores/leitoras a conhecer o meu blog e a fanpage:

    BLOG:Trends of Me - Blog
    FANPAGE:Trends of Me - Fanpage

    Beijinhos e espero você lá também! ><

    ResponderExcluir
  15. Oooooi! tudo bem?
    Eu sei que dei uma bela sumida, mas estou com saudades!
    saudades do seu blog e das coisas que escreve :D
    Desculpe a minha ausência, eu tava num semestre do cão na faculdade.
    Agora estou de férias e serei uma leitora inteirinha sua ^^

    Adorei a postagem!

    E uma frase de presente pra vc:

    ''Não é bom dar o meu coração e minha alma
    Porque você já tem isso.
    Então, eu te trouxe um espelho.
    Olhe para si mesmo e lembre-se de mim.''

    Rumi

    Grande beijo! se cuida ;*

    ResponderExcluir
  16. Oi, adorei o seu post!
    Também concordo que ficaram faltando essas cenas, além de eles ficarem colocando umas coisas que não acontece.. Por exemplo, a Katniss ficar beijando o Gale o tempo todo me irritou muito mesmo! rs.

    Adorei o blog, estou seguindo e vou voltar sempre aqui!

    depoisdeumlivro.blogspot.com
    espero a sua visita (: se gostar e quiser seguir, me faria uma pessoa muito feliz!
    beeeeijos

    ResponderExcluir