Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que as das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.  

Semana Especial Jogos Vorazes 

  Estava muito animada para ler Em Chamas, por que já estava a poucas semanas da estréia do filme e não queria que acontecesse o mesmo que o primeiro, sem falar que estava quase morrendo de tanta curiosidade: O que ia acontecer com Katniss e Peeta? Era óbvio que voltariam para arena, mas como? E como ia conseguiriam sair dali vivos pela segunda vez? Acredito que foi esse sentimento de curiosidade e ansiedade que me fizeram ler o livro em menos de um dia, acho que seria até menos se não tivesse que parar para comer, tomar banho e respirar!
   Depois de ganhar os Jogos Vorazes, Katniss e Peeta, mantém uma relação distante e por que não dizer, fria. Estão vivendo "confortavelmente" na Vila dos Vitoriosos e com dinheiro o suficiente para manter suas famílias. Nesse tempo Katniss se reaproxima de seu amigo Gale que, é claro, não gostou nada de sua atuação amorosa com Peeta, infelizmente Gale não é o único incomodado com isso.
   Katniss recebe uma visita nada agradável do presidente Snow que não tinha sido nem um pouco convencido por aquela história de amor, e acredita que a rebeldia de Katniss pode causar sérios problemas de insubordinação e revoltas por toda Panem, e que se ela não o convencesse que seu amor por Peeta era real, haveria graves consequências para sua família.
   Assim durante o Tour da Vitória, Katniss faz de tudo para convencer Panem de que estava perdidamente apaixonada por Peeta. Mas parece que nada é suficiente para Snow.
    A cada 25 anos, uma edição especial do Jogos Vorazes é realizada, chamada de Massacre Quartenário. Acontece que dessa vez, o presidente Snow preparou uma surpresinha (que não tem nada a ver com o fato de Katniss ser considerada uma revolucionária...): O Tributos do Massacre Quartenário serão escolhidos entre os ganhadores das outras edições dos Jogos Vorazes.
   "Entendo o que significa. Pelo menos para mim o Distrito 12 tem apenas três vitoriosos vivos para serem escolhidos. Dois do sexo masculino. Um do sexo feminino... Vou voltar para arena."
 
  De todos da trilogia, Em Chamas é de longe o que mais gostei. Jogos Vorazes foi bom, mas foi mais útil para dar rumo aos próximo livros, o terceiro... bem, A Esperança vocês vão ter que esperar para próxima resenha! rsrs Mas definitivamente Em Chamas me prendeu de tal forma que às vezes me pegava gritando, xingando e chorando com o livro! Nós (Eu e Marcela ou Eduarda e eu... tanto faz, rs) lemos juntas e acabou que a toda hora a gente parava um pouco a leitura para ficar debatendo, rindo ou só tentando respirar mais um pouquinho, por que estava tão incrível que era necessário um pouco de ar! rsrs
    Mas claro, o livro não foi só mil maravilhas. Tenho que falar que Katniss estava insuportável! O menininha confusa essa, viu!
   E Gale... bem, nunca gostei dele e esse livro não o salvou. Na verdade detesto triângulos amorosos, principalmente porque na maioria das vezes a uma certa dificuldade de se escolher em que lado ficar, mas nesse caso, sério, Gale não me convenceu, a todo o momento ele só estava lá pra me irritar e estragar tudo! Sabe, ao mesmo tempo em que Gale está tentando ficar com ela e pede sempre algum prova de amor, Peeta continua um fofo dando espaço para ela. Não preciso nem falar de que lado estou, né? Mas sério, podem comentar, existe alguém que é Team Gale? Porque ainda não consegui achar ninguém que goste desse garoto.
  Bem mudando totalmente de assunto, novamente o livro está cheio de referências atuais e críticas sociais (Uns com muito, outros com quase nada...). Mas o mais legal é o clima de revolução que paira sobre Panem, os primeiros atos de rebeldia, é tudo muito tenso! O livro tem também certa carga dramática, já que Katniss e Peeta vivem atormentados por pesadelos e das cenas terríveis dos últimos Jogos e também desesperados pela ameaça de Snow.
  O que tenho para falar sobre esse livro é: Leiam logo! rsrs Em Chamas foi o responsável por fazer a trilogia subir no meu conceito e torná-la memorável. Depois que li, fui correndo ler A Esperança, na expectativa de diminuir minha euforia, o que não adiantou muito por que até agora estou tentando me livrar das cenas no meu subconsciente que não me deixa em paz!
  Mais que recomendado!




Comente com o Facebook:

9 Comentários

  1. Eu assisti o filme domingo, e está ótimo.
    Agora espero para ler o livro!
    www.mybookslifes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter crítica do filme em breve! Assisti na sexta, depois de quase chorar para me levarem! rsrsrs
      Valeu pela visita, Gui!

      Excluir
  2. Ei Scar!

    bom saber que gostou tanto do livro hahaha!
    Aguardando sua próxima resenha :)
    bjos
    valmedrado16.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Val!
      Realmente gostei muito,muito mesmo do livro! Pena que demorei tanto para ler! haha
      Obrigada pela vista, flor!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Adorei a resenha, bem completa!
    Da trilogia, acho que o livro que mais me afetou, e que acabei mais gostando também, foi o último, A Esperança. É que o final foi um pouco inimaginável pra mim e acabei achando bem interessante e demorando um tempinho pra digerir a história também, heheh.
    No total, adorei toda a trilogia e hoje, inclusive, fui assistir à adaptação de Em chamas, que, na minha opinião, ficou ótima.

    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. Eu sou super fã da trilogia, mas ainda sim meu livro preferido é Jogos Vorazes, porque eu sempre gosto de conhecer a origem das coisas kkk.

    http://achadosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha!! Parabéns!!
    Acho a trilogia ótima mesmo ainda não tendo lido o último livro. Pra voce ver como essa trilogia é poderosa! hahaha

    Quero muito assistir Em Chamas *-*
    Ainda nao tive a oportunidade. :(

    Beijoo
    Blog Sem Spoiler

    ResponderExcluir
  6. To p reler antes de ver o filme q deve está perfect

    sonholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Meninas,
    memorável???? Nossa, eu estou perdendo mesmo em ainda não ter lido esse livro. Eu vi algumas cenas do filme, e já fiquei super empolgada, imagine com o livro?
    Essa resenha ficou de tirar o fôlego!!!
    beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir