Sinopse: A jovem Katniss Everdeen sobreviveu aos mortais Hunger Games não apenas uma, mas duas vezes, e mesmo assim ela não tem descanso. Na verdade os perigos parecem estar se agravando: O Presidente Snow declarou guerra contra Katniss, sua família, seus amigos e todas oprimidas do distrito 12.

Pode conter spoiler dos livros Jogos Vorazes e Em Chamas.

Semana Especial Jogos Vorazes.





  Finalmente o fim chegou. Depois de Em Chamas deixar o meu coração em frangalhos e ficar louca de curiosidade e ansiedade, li correndo A Esperança, porque já não aguentava mais, eu precisava saber o que ia acontecer. Admito A Esperança não me agradou tanto quanto eu imaginava, não sei se porque depositei muita expectativa nele ou simplesmente porque o fim não me deixou totalmente satisfeita, mas o fato é que não posso desconsiderar o livro, ele é muito bom!
   Só uma breve resumo do que aconteceu no fim de Em Chamas.(SPOILER) Katniss e Peeta voltam para mais um Jogos Vorazes, e dessa vez sabem que não haverá dois vencedores. Eles se aliam a Finnick Odair, Joahna Manson, Mags e Wirees e Beetee. Depois da morte de Mags e Wiress, Betee arma um plano, cujo objetivo seria eletrocutar os outros tributos, mas na verdade o usa para destruir o campo de força. Katniss atira uma flecha contar o campo, e desmaia. Quando acorda, ele descobre que havia desde o incio um plano para tirar Peeta e ela de lá, e que o plano era de conhecimento de alguns tributos e que agora estariam indo para o Distrito 13, que ainda existe. Peeta e Johanna são capturados pela Capital. Gale diz a Katniss que o Distrito 12 foi destruído mas que suas famílias estão salvas no distrito 13. (FIM DE SPOILER)
   O início do livro é um pouco lento, não tem tantos acontecimentos e ações. Somos apresentados ao Distrito 13, aquele que supostamente estaria destruído pela Capital, a rotina de tristeza e desânimo de Katniss e a indecisão dela em se tornar o Tordo, o rosto da revolução. Ficamos sabendo o que aconteceu com os outro que não foram resgatados. Mas, apesar de o inicio aparentemente ser meio tedioso, Suzanne tem uma capacidade excepcional de te manter preso a cada página e capitulo, do tipo que você não consegue largar de jeito nenhum.
 
"Eu vou ser o tordo."

  Depois que Katniss aceita se tornar o Tordo o livro dá uma guinada e aí a história começa a se desenvolver melhor. Mas enquanto Katniss assume seu papel na rebelião contra a Capital, aceitando ser maquiada, fotografada e filmada para transmissões de televisão que visam contra atacar Snow, Peeta e Johana ainda continuam prisioneiros da Capital. Ao mesmo tempo Finnick fica depressivo pela falta de sua amada Annie. Sentindo que seria melhor para todos, Coin (presidente do Distrito 13) ordena que os tributo que  foram mantido presos sejam resgatados.
  Para não acabar soltando spoilers, vou terminando por aqui, até porque o resto você já devem imaginar, muita guerra, muita ação, luta, morte e sangue. O presidente Snow diz que está nos mandando uma mensagem? Bom tenho uma para ele.

Você pode nos torturar e nos bombardear e queimar nossos distritos até que eles virem cinzas, mas está vendo isto aqui?  - Umas das câmeras segue o local que aponto com a mão: as aeronaves queimando no telhado do armazém em frente a nós. A insígnia da Capital em uma das asas brilha visivelmente em meio às chamas. - Está pegando fogo! - Estou gritando agora, disposta a ter certeza que ele não perderá nenhuma palavra. - Se nós queimarmos, você queimará conosco!"

 De todos os livros, A Esperança é o mais dramático, com uma atmosfera mais densa do que nas outras, não só pelo drama, mas pelas cenas de mortes, que acreditem não são poucas. Suzanne Collins não poupou ninguém. Nesse livro, vocês tem ideia bem mais clara de como os Jogos traumatizaram os tributos, de como eles foram feridos por toda a vida e que possivelmente nunca se recuperariam disso.
   Em basicamente todas a resenhas que li pela blogosfera percebi que não fui a única a não gostar tanto do fim assim. Quando acabei de ler o livro, uma depressão básica me atingiu, e não porque era o fim de uma trilogia fantástica, mas por que na minha concepção ainda ficaram faltando algumas perguntas sem respostas. Não foi um final feliz, se vocês esperava isso, não aconteceu. Mas um coisa que me dei conta, foi que apesar de esperarmos sempre um final iluminado e lindo, principalmente quando se trata de distopias, posso dizer que o final precisava ser assim. Na verdade não consigo imaginar um outro fim senão esse. Porque? Por que se não fosse assim, acho que de certa forma boa parte da maestria dos livros ficaria perdida, uma vez que esse livro, foi muito mais que uma distopia comum, não preciso citar novamente todas as alusões referente a nossa sociedade e todas as críticas contidas, acho que terminar com um final diferente seria uma total aversão ao que a própria Suzanne Collins criou.
   Um ponto bem positivo também, foi o fato de ela não focar tanto no triângulo amoroso e aquela coisa de "quem Katniss vai escolher?".  Ainda que haja os conflitos internos de Katniss, o  foco é totalmente na guerra.
   Não posso dizer que não recomendo, porque o livro é muito bom, acho que foi um desfecho mais do que digno para a série. Então para vocês que ainda não leram, corram logo, para ver o que acontece com Katniss!
  Só para terminar com chave de ouro, minha opinião do livro:  S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!

Comente com o Facebook:

13 Comentários

  1. Muito bem! Aceito a sugestão, pq ainda nao li....
    Adorei a resenha meninas (imagino que as duas escreveram, já que leram juntas hahaha)
    bjos
    valmedrado16.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Val! E sim, nó duas escrevemos, geralmente escrevemos juntas no blog.
      Muito obrigada pela visitinha!
      Beijos!

      Excluir
  2. Quero muito começar a ler o terceiro, sinto que vou curtir mais do que em chamas porque esse parece ter uma discussão mais social e menos ação.

    Um abraço,
    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei mais de Em Chamas, mas o terceiro é muito bom também!
      Obrigada pela visita Elder!

      Excluir
  3. Pooxa, A Esperança foi de longe o meu favorito e eu gostei muuuuito do final. Eu simplesmente já estou contando os dias até o lançamento do primeiro filme haha
    Beijos!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs
      Apesar de não ter sido meu preferido gostei muito também de A Esperança e também estou muito ansiosa pelos filmes! Quando terminei de assistir Em Chamas, fiquei até com um aperto no coração só em pensar esperar um ano para ver o próximo!
      Beijos e muito obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Realmente, as pessoas não estão gostando do desfecho. Mas achei seu comentário muito justo, se é uma crítica aos nossos tempos, tem que fazer sentido.
    Já fiquei com saudades.
    Beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um final é um tanto quanto tenso demais, mais acredito que já dava para prever isso pelos outros livros! rsrs Mas foi uma grande série e não tem como não admirar! Também já estou com saudades... pelo menos tem dois filmes ainda pela frente! rsrs
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Adorei a resenha, gostei bastante do livro só que algumas coisas lá pro final acabaram me desapontando, a autora não explicou muito bem o sumiço de alguns personagens.

    Blog:http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi.

    Eu li todos os livros e no final me decepcionei porque esperava ser diferente.kkkkkkkk e este não foi o melhor que li.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas =)

    Amei a resenha, esse foi o livro da série que eu menos gostei, acho o final conturbado ;(

    Parabéns pelo blog, já estou seguindo Bjoss

    http://www.corujaleitora.com/

    ResponderExcluir
  8. Chega logo, filme *O*
    Já nem sei quantas vezes li e reli esse livro... Sério, sei até as falas.
    http://josyarr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. amo todos os livros dessa autora beijos
    @livroazul
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir