Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mãos de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram o seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Semana Especial Jogos Vorazes

  Bem esse é aquele tipo de livro que todo mundo já leu e amou e você sempre quis ler, mas sempre ficava com medo de achar que era só mais que caiu no gosto popular e que na verdade não tem  nada a oferecer. Fico muito, mas muito feliz mesmo em ter tomado coragem para ler, e ver que Jogos Vorazes é mais, muito mais do que o queridinho do momento e que tem lá seus motivos para estar bobando. Li toda a trilogia em três dias, por que simplesmente quando acabava um, não conseguia me conter e tinha que saber o que acontecia nos próximos livros. Infelizmente li o livro só depois de ver o primeiro filme, então perdi muito da expectativa do livro, por que eu já sabia o que ia acontecer, mas ainda assim, o livro me surpreendeu, e tenho que admitir Suzanne Collins fez um ótimo trabalho!
  Fazia um bom tempo que não lia um desses livros que te abalam que te deixam semanas com os personagens e cenas rodando na sua cabeça.
     A história se passa num futuro (não tão distante assim...), onde a América do Norte é agora Panem, formado por doze distritos, porque já não há mais o distrito treze, e tudo é comandada pela Capital. Katniss mora no distrito doze com sua mãe e sua irmãzinha Prim. Depois da morte de seu pai ela se vê obrigada a sustentar a família, uma vez que sua mãe mergulha numa espécie de depressão avassaladora e sua irmã precisa de sua ajuda, então Katniss desafia todos os dias os limites de seu distrito para caçar na floresta ao lado de seu amigo Gale.
  Na manhã em que a história começa é o dia da Colheita. O dia em que iriam decidir o casal de seu distrito para lutarem nos Jogos Vorazes, uma espécie de Reality Show macabro onde a as pessoas da Capital se divertem vendo todos as pessoas dos distritos se matarem até restar apenas um vivo. O Jogos Vorazes é simplesmente um lembrete da Capital de seu poderio e o que aconteceria se qualquer um dos distritos tentassem uma rebelião assim como fez o distrito 13, agora extinto.
  Assim contra todas as possibilidades Prim é chamada entre os tributos de seu distrito, mas Katniss se voluntaria para ir em seu lugar, e logo depois Peeta Mellark é escolhido dentro os garotos para representar o distrito 12 nos Jogos Vorazes.
    O livro é incrível. Suzanne Collins conseguiu reunir numa história tudo o que eu mais gosto, distopias, romance na medida certa, ação e drama e como não poderia deixar de ser, uma forte critica social e política, que na minha opinião foi a melhor parte. Tive uma certa dificuldade com a narração no inicio, mas o enredo é tao fascinante que nem lembrei mais desse fato depois das duas primeiras páginas.
    Você é logo envolvido pelo contexto, em poucos momentos eu já quero dar uma surra em Snow (aquele velho assassino!), sair destruindo o sistema inteiro e claro me manter viva depois disso! rsrs O livro consegue te deixar extasiado com tanta violência e desumanidade, e claro, não tem como não associar com a realidade em que vivemos. As roupas exageradas, os próprio Jogos, e todo o cenário que se desenvolve em torno da Capital é uma clara referencia ao modo de viver dos países desenvolvidos, e os distritos como o 12, aos países de 3º mundo...
    Mas deixando todo essa politicagem para lá, os personagens são muito bem desenvolvidos. De cara não gostei de Katniss, mas a gente se apega rápido pelo fato de ela narrar a história e mesmo quando discordamos absolutamente das atitudes dela, sabemos que no fundo são necessárias. Haymitch é muito engraçado e obviamente não tem como não rir com Effie! Peeta é um dos personagens que mais me identifiquei e que fique bem claro, não é por causa do triangulo amoroso, mas porque realmente gostei do personagem, do jeito como ele fala em público, convencendo todo mundo com maestria, e seu lado artístico.
   De fato, depois de Harry Potter e de outros clássicos, Jogos Vorazes ganha disparado de todos os outros livros que eu já li.  Quem ainda não leu, estou te intimando a ler urgentemente! VOCÊ PRECISA LER!
 

Comente com o Facebook:

8 Comentários

  1. Oii, então eu sou suspeita de falar dessa série, pois sou uma grande fã de todo esse ambiente criado por Suzanne Collins. Que bom que você leu. É um ótimo trabalho mesmo né? Adorei a sua resenha e parabéns pelo blog. Beijos, Fê - Segredos em Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo ultimamente é meio suspeito para falar da série, ainda não achei ninguém que não gostasse! Ate já achei aquelas que não "amam fervorosamente", mas até esses concordam que é uma grande série...
      Muito obrigada pela visitinha, Fê!

      Excluir
  2. Oi linda! Adorei a resenha! E vou confessar que até hoje não tive coragem para encarar jogos vorazes, mas sua resenha me deixou curiosa, vi os trailers dos filmes também e parecem bacanas, eu confesso q tive um pouco de preconceito, por essa modinha dos jogos vorazes, mas to quase dando uma chance, só espero gostar da Katniss, um abraço!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com.br
    http://www.youtube.com/user/pansmind

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor!
      Tenho que te falar uma coisa: Leia Logo! rsrsrs Não posso prometer que irá amar, afinal cada um tem seu gosto, mas pessoalmente gostei muito!
      Beijinhos e obrigada pela vista!

      Excluir
  3. Eu ainda não li o livro, mas só com os filmes, me acho um tributo.
    Mas estou louco para ler.
    www.mybookslifes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são muito bons! Assim que puder leia! Depois me conta que vou lá no teu blog para conferir a resenha! rsrs
      Abraços!

      Excluir
  4. Opa, mais uma intimação para ler urgentemente, acho que vou ter que ceder! hahahaha
    Minha irmã tenta me fazer ler esses livros faz mais de um ano já, e até comecei (quando fui na casa dela passar férias, ano passado), mas como voltei pra casa e não tenho acabei nunca chegando nem na metade da metade desse primeiro xD

    Não sinto uma enooorme vontade de ler, mas ele parece ser bom, então vou tentar =p

    Beijo :*
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Meninas,
    tudo bem?
    Então, ainda não li essa triologia. Quando li que seria a semana dos jogos vorazes, vim acompanhar.
    O que achei do primeiro livro: pela resenha de vocês, em uma palavra: imperdível!!!!!
    E mesmo que não tenha lido, realmente, não temos como negar a crítica a nossa sociedade.
    Acho que o pior não é lutar pela sobrevivência, pois isso é extinto. O pior, é ter que para sobreviver, matar outras pessoas: ou é você a viver, ou é o outro.
    Beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir