Demorei muito tempo para entender que eu era uma tremenda de uma cinéfila, e demorei mais ainda para descobrir que a culpa era toda dos filmes dos anos 80. Culpados, culpados e...Culpados! Culpados por me fazer gostar tanto de filmes ao ponto de decorar falas, nomes dos atores e diretores e ainda sair por aí falando coisa que ninguém mais entende, exceto os cinéfilos como eu.. Acredito que sou a única da minha família que gosta de assistir filmes antigos, com atores que hoje já estão bem velhos ou que ninguém se quer sabe o nome. Mas fazer o que não é mesmo? Cada família precisa de um nerd. E essa nerd aqui preparou para vocês uma sessão de nostalgia, uma  lista dos melhores filmes dos anos 80. Espero que gostem!
Começaremos em 5...4...3... 2...




 1. Clube dos 5 (The Breakfast Club ) - 1985




  Sinopse: Em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, com a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas completamente diferentes, enquanto o dia transcorre eles passam a aceitar uns aos outros, fazem várias confissões e tornam-se amigos.

Esse filme é tipo a reunião de tudo o que é mais clichê em filmes de adolescentes, por isso a primeira vista pode não ser um bom filme para se indicar, mas só quem viu entende essa aura especial que paira em Clube do Cinco. Talvez seja a clássica música "Don't You forget About Me", para os mais antigos talvez a nostalgia, talvez seja o fato de que cada um acaba se identificando com algum dos personagens: O cérebro, o atleta, o caso perdido, a princesa, e o criminoso. Mas é indiscutível: É um baita clássico.
  Escrito e dirigido por John Hughes, o filme é e estrelado por  Judd Nelson (John Bender), Emilio Estevez (Andrew Clark ou "Andy"),  Ally Sheedy (Allison Reynolds), Molly Ringwald, guarde esse nome porquê vai aparecer muito nessa lista! rsrs (Claire Standish, ), Anthony Michael Hall (Brian Johnson) e Paul Gleason (O diretor Richard Vernon).  Em 2008, Clube dos Cinco entrou numa lista dos 500 melhores filmes de todos os tempos.


2.Curtindo a Vida Adoidado ( Ferris Bueller's Day Of) - 1986



Sinopse: No último semestre do curso do colégio, Ferris Bueller (Matthew Broderick) sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com sua namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor do colégio (Jeffrey Jones) e de sua irmã (Jennifer Grey).

  O que dizer desse filme? Simplesmente fantástico! Queria ter tido a coragem do Ferris para fazer tantas loucuras assim em um só dia! rsrsrs  Acho que todo mundo deveria assistir esse filme, e gostaria muito de poder ver filmes como esse sendo produzido nos dias de hoje. Um filme simples que te faz dar altas risadas!
  Save Ferris!


3. Star Wars Episódio V - O Império Contra Ataca e Star Wars Episódio VI - O Retorno de Jedi  (Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back e Star Wars Episode VI: Return of the Jedi) -1980/1983





Sinopse Star Wars Episódio V: É um tempo de desespero para os Rebeldes. Após um ataque devastador à sua base no planeta gelado de Hoth, os Rebeldes se espalham para fugir à perseguição imperial. Luke Skywalker procura o misterioso Mestre Yoda nos pântanos de Dagobah, enquanto Han Solo e a Princesa Leia conseguem escapar da frota imperial indo para a bela Cidade das Nuvens de Bespin. Em uma tentativa de converter Luke ao lado sombrio da Força, Darth Vader atrai o jovem Skywalker para uma armadilha. Durante um violento duelo de sabres de luz contra o Lorde Sith, Luke descobre a angustiante verdade sobre a herança dos Skywalkers.

Sinopse Star Wars Episódio VI:  No espetacular capítulo final da saga, Luke Skywalker e a Princesa Leia precisam viajar a Tatooine para libertar Han Solo, e para tanto devem se infiltrar na corte de Jabba, the Hutt, o gangster mais desprezível da galáxia. Juntos novamente, os Rebeldes aliam-se às tribos dos Ewoks para combater as forças imperiais na lua florestal de Endor. Enquanto isso, o Imperador e Darth Vader conspiram sobre como atrair Luke para o lado negro, e o jovem Skywalker está disposto a reviver o espírito Jedi em seu pai. A Guerra Civil Galática prepara-se para o confronto final, quando as Forças Rebeldes se unem para atacar a segunda Estrela da Morte, aparentemente indefesa e incompleta, na batalha que determinará o destino da galáxia.


Esse dispensa comentários... Todo mundo já deve ter ouvido aquela assustadora música do Darth Vader, ou a frase marcante "Que a força esteja com você". Se você não assistiu, assista logo! Fui ver na curiosidade mesmo, admito que é estranho assistir um filme com efeitos visuais que ainda estavam caminhando para o nível que estamos acostumados hoje em dia, mas acho que não tem como não amar essa história! rsrsrs
 Para quem não sabe, no final do ano um novo filme de Star Wars vai chegar ao cinemas para dar início a uma nova trilogia, ou seja, aproveite esse tempo para conhecer logo a história. Estava pensando em fazer um especial de Star Wars, o que vocês acham?


4. Jornada nas Estrelas: A ira de Khan (Star Trek II: The Wrath of Khan) - 1982



Sinopse: No século XXIII, o almirante James T. Kirk (William Shatner) enfrenta uma crise de meia-idade enquanto se ocupa de treinar cadetes em simuladores. Paralelamente uma respeitada cientista, Carol Marcus (Bibi Besch), ex-namorada de Kirk, está envolvida no Projeto Gênese, que pode dar vida a planetas sem nenhuma forma de vida e também ser uma arma terrível em mãos erradas, pois se usada onde já havia vida todas as formas de vida serão extintas, dando lugar a uma "nova matriz". O capitão da Reliant, Terrell (Paul Winfield), e Chekov (Walter Koenig) sondam um planeta pensando que é Ceti Alfa 6, para ver se este é ideal para o projeto. Chekov percebe que algo está errado e avisa Terrell, mas logo os dois são feitos prisioneiros de Khan (Ricardo Montalban), que é inimigo de Kirk há 200 anos. Eles estão mesmo é em Ceti Alfa 5 e Khan mostra aos seus prisioneiros a única forma de vida que restou no planeta. Ao pegar dois filhotes, avisa para Terrell e Chekov que colocará cada um deles nos seus ouvidos, pois os filhotes vão se alojar no córtice cerebral e, como resultado, a vítima fica extremamente suscetível a sugestão e, posteriormente, a loucura e a morte. Enquanto isso, na Enterprise, Kirk parte em uma viagem de treinamento com os novos cadetes, mas a Dra. Marcus está sob tensão, pois do Reliant Chekov entrou em contato com ela dizendo que retornará em três dias (e não em três meses). Além disto Chekov diz que deixou Ceti Alfa 6 e que quando chegar em Regula Um, onde está Carol, todo o material do Gênesis deverá ser dado para a Reliant, para ser testado em Ceti Alfa 6. Ela considera isto tudo irregular, mas Chekov afirma que recebeu novas ordens do comandante Kirk. Carol tenta falar com Kirk, mas a transmissão sofre interferência e ela não tem como negar a veracidade da ordem. Entretanto, Kirk sente que algo errado está acontecendo e, como é a única nave do quadrante, terá de apurar o que está havendo, mesmo que parte da sua tripulação seja de novatos. Assim se vê obrigado a reassumir a Enterprise, sendo que Khan por sua vez fará tudo para conseguir o Gênese, pois nas suas mãos se tornará algo terrível para qualquer um que o desafie.

Admito que só comecei a acompanhar Star Trek bem recentemente, depois que vi a nova versão do J.J Abrams. E mesmo parecendo com Star Wars, eles são absolutamente diferentes! Não ouse falar para nenhum cinéfilo que são a mesma coisa, porque não são! Igualmente incríveis e clássicos, mas com rumos bem diferentes.  Recomendo muitíssimo os filmes!


5. Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles) - 1984



Sinopse: Samantha Baker (Molly Ringwald), uma adolescente que está completando 16 anos, sonha em namorar com um colega do colégio, que infelizmente namora uma linda jovem. Além disso, em virtude do casamento de sua irmã mais velha seu aniversário é totalmente esquecido, e como se não bastasse, um garoto começa a assediá-la de forma inconveniente.

Olha a Molly de novo aqui, gente! Gatinhas e Gatões é um daqueles filmes leves e envolventes, que você não consegue parar de assistir. Não tem muito que dizer do filme, também é considerado um dos clássicos dos anos 80, novamente sobre a direção do mestre John Hughes, que sabe expressar com clareza a fase adolescente e mesmo sendo novamente considerado "clichê" é um daqueles filmes atemporais que não importa com quantos anos você assiste, você continua se identificando.



6. De Volta para o Futuro (Back to the Future) -1985


Sinopse: Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.

Esse fez parte da infância de muita gente! kkkk Não minha, porque ainda nem tinha nascido, mas assim como os outros é um dos meus queridinhos. Toda as viagens no tempo de Marty são tão loucas e confusas! E todos aqueles paralelos criados? Gente, simplesmente não há nada melhor do que uma bela maratona de De Volta pro Futuro!


7. Exterminador do Futuro (The Terminator) - 1984



Sinopse: Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um andróide (Arnold Schwarzenegger) com a missão de matar a mãe (Linda Hamilton) daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante (Michael Biehn) para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.

Exterminador do Futuro é o filme que todo mundo recomenda e você só descobre como é incrivelmente bom depois que assiste. Assiste ele pela primeira vez com uns 14 anos, ou seja depois que todo o universo já tinha assistido! rsrs Resultado: viciei. Se pudesse assistia todo dia. A ideia de um futuro distópico, robôs e guerra é uma combinação perfeita e com a direção de James Cameron para deixar ainda melhor.
 Só digo uma coisa:  I’ll be back!

8. Karate Kid (The Karate Kid) -1984





Sinopse: Daniel Larusso (Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller) recentemente se mudaram de Nova Jersey para o sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar em sua nova morada, até que conhece Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota atraente que gosta dele. Porém, a situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), e sua gangue começam a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pela gangue de Johnny, ele é salvo por um Miyagi, um veterano japonês (Pat Morita) mestre na arte do karatê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos do karatê, para que ele possa se defender da gangue de Johnny.

Não minta para mim, eu sei que você já tentou fazer aquele golpe final do Daniel. Épico demais! É o único filme da Sessão da Tarde que eu não me canso de assistir. Não recomendo o remake com Jaden e Jackie, que ficou até legal, mas se você quer ter um experiência realmente boa fique com o clássico de 1984, um filme que todo mundo deveria assistir.

9. Indiana Jones 


Sinopse: Em 1936, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras bíblicas conteria "Os Dez Mandamentos" que Deus revelou a Moisés no Monte Horeb. Mas como a lenda diz que o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá um adversário de peso na busca pela arca perdida: o próprio Adolf Hitler.

Para quem gosta de aventuras esse filme é pra você! Claro que a gente não podia esperar menos de Spilberg, né? Inclusive Indiana Jones já esteve em outro post aqui do MLW sobre trilhas sonoras que marcaram. Mas não pense que o filme só tem a trilha sonora marcante não, assista e depois me diga se há alguma outra história de aventura tão boa quanto Indiana Jones.

10.Os Goonies (The Goonies) - 1985



Sinopse: Com os prédios de seu bairro estando prestes a ser demolidos, o que forçará a mudança de todos os residentes do local, um grupo de garotos resolve organizar uma cerimônia de despedida do local. Quando descobrem um legítimo mapa do tesouro, capaz de torná-los ricos e evitar a destruição de suas casas, Os Goonies resolvem partir em uma grande aventura.

Um filme para criança que todo adulto gosta! kkkk Novamente mais um que marcou infâncias, e mesmo com um roteiro até simples, podemos dizer que Os Goonies tem tudo que se precisa para marcar um geração: personagens cativantes, aventura, amizade e um elenco muito bom. E claro, alguma frase marcante... Quero ver se vocês sem lembram:

"Eu nunca trairei meus amigos de Goon Dock
Ficaremos juntos até o fim do mundo
Pelo céu e o inferno e a guerra nuclear
Bons amigos como nós grudam como piche
 Na cidade ou no campo, na floresta ou deserto
Eu me declaro orgulhosamente um Goonie."



Gostaram da minha seleção? Lembrando que não está em ordem de melhor ou pior, gosto muito de todos e simplesmente não dá para escolher entre eles.
 Para terminar, o MLW está radiante hoje, tanta felicidade destas que vos escrevem. Não sei se perceberam mas agora nós temos domínio personalizado, uhul! \o/ Para quem não entendeu é só olhar nossa url, nada mais de blogspot, agora é .com.br.  Legal, né?
Agora me contem: Já assistiram algum? Todos? Nenhum? Qual não está nesta lista, mas você adora?

Comente com o Facebook:

8 Comentários

  1. Saudações nobres,
    Vi a mudança no url de cara, parabéns! Espero em breve conseguir o do The Queen's

    Sobre os filmes, assisti a maioria.Sou uma grande fã de Star Wars, Jordana nas Estrelas e Indiana Jones, todos por influência do grande Rei - meu pai - que é completamente viciado neles! E Curtindo a Vida Adoidado foi meu sonho por muito tempo HUAHAUHAUHAUAHUAH. Minha lista teria Os caça-fantasma, porque passei muitas tardes em frente a TV por causa dele

    Venha visitar o Castelo
    Att
    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo os Caça Fantasma, Ana! O ruim de fazer só 10 é isso, nunca são só 10. Minha lista era enorme e tive que reduzir para o post não ficar ainda mais extenso.
      Desculpa a sumida, em breve devo passar lá no Castelo ;)
      Abraços!

      Excluir
  2. Olá amores e amoras!!
    Amei essa lista, e preciso dizer que já assisti todos hahahaha.
    O meu predileto é "De volta para o Futuro". Amo esse filme, e ver ele na lista me deixou nostálgica. Ahh pra que mentir? A lista como um todo me deixou nostálgica.
    Amei os comentários de vocês.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu preferido com certeza é Star Wars, ainda sonho em pintar a Estrela da Morte na parede do meu quarto kkkkkkk
      Abraços, Bia!
      Logo, logo passo lá no ACEDLeitores.

      Excluir
  3. Olá, te indiquei em uma tag. Espero que responda! Abraços.

    http://aculpaedoslivros-42.blogspot.com.br/2015/02/tag-isso-ou-aquilo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo! Obrigada por lembrar do MLW.
      Infelizmente não poderemos responder, pelo menos por enquanto. Estamos sem um computador, e fazer tudo por tablet é muito ruim, não é mesmo?
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. curtindo a visa adoidado é muito bom hahahha amava quando passava na sessão da tarde! *_*

    ResponderExcluir