Título: O Pequeno Príncipe
Título original: Le Petit Prince
Autor (a): Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Geração Editorial
Páginas: 160

Sinopse: O Pequeno Príncipe - Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor.





O Pequeno Príncipe é o tipo de livro que "me cativa" ( para quem já leu, foi mal pelo trocadilho. Não resisti. Rsrsrs). Por algum estranho poder no universo, evitei lê-lo por muitos anos, pois, por simples ingenuidade minha esperava encontrar apenas mais um livro infantil. Esperem! Não me entendem mal, meu livros preferidos são para crianças. Mais depois de escutar tantos " Que livro maravilhoso!" e "Você já leu o Pequeno Príncipe?" toda vez que eu falava sobre minha paixão por livros clássicos, acabei resistindo a tentação de ler esse. ( Meu Deus! Até parecia que eu havia entrado numa dimensão alternava onde meu eu era um ser perverso que se recusava ler um livro, para não dar ouvido as pessoas...) Para minha alegria, não estou em universo paralelo algum e por isso pedi de aniversario o livro do Pequeno Príncipe e...Aí meu coração! Acho que estou com meus olhos suando até agora! Que livro sensacional, perfeito, delicado e emocionan... Ops, calma. Vamos começar pelo resumo e depois eu começo as cem paginas de elogios.
  A história do pequenino de cabelos dourados é narrado por um piloto, que devido a um pane no sistema do avião, acaba por pousar no deserto do Saara onde encontra o  Pequeno Príncipe. O menino pede que o piloto desenhe um caneirinho, e o piloto, que só sabia desenhar cobras vistas do lado de fora e do lado de dentro, fez sua tentativa de desenhar o tal carneiro. Mas como não poderia de deixar de ser, o piloto estava intrigado com o menino. O que uma criança fazia no deserto, afinal?  Então o que começou com um pedido, se tornou um narrativa das viagens do Pequeno Príncipe por muitos planetas até chagar à Terra.
  O menino conta como deixara sua única flor sozinha em seu pequeno planeta de três vulcões par sair em busca de aventuras. De como conheceu o rei autoritário, no primeiro planeta que visitou. E também do vaidoso...E do bêbado...E do homem de negócios... E do geógrafo... E do acededor de lamparina, que encontrou nos demais planetas.  Até que por fim chegou à Terra...


"O sétimo planeta foi pois a Terra. A Terra não é um planeta qualquer! Contam-se lá cento e onze reis [...] Sete mil geógrafos, novecentos mil negociantes, sete milhões e meio de beberrões, trezentos milhões e onze de vaidosos [...]" 


  E foi aqui na Terra ( Sério? Nem desconfiava, né...) Que o Pequeno Príncipe se depara com uma cobra, uma raposa e um certo piloto que se encontrava no deserto com seu avião quebrado.


  Para quem acompanha o blog sabe o quanto nós do MLW amamos livros clássicos e como somos extremamente críticas quanto a narração dos livros que lemos. Por isso conta muito quanto falo que O Pequeno Príncipe de qualquer maneira irá receber uma avaliação negativa quanto a esse ponto. A narração de Saint-Exupéry é muito cativante! ( Essa palavra de novo! As lágrimas já começaram a descer!). Ao ler as primeiras frases já estava envolvida com a história. Simples, poética e as vezes tão ingênua quanto uma criança, essa escrita me fez andar pelos mesmos planetas, fazer os mesmos questionamentos e chegar as mesmas conclusões que o Pequeno Príncipe.


 "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"


  "Era um pessoa igual a cem mil outras pessoas. Mas, eu fiz dela uma amigo, agora ele é unica no mundo"


"Se tu vens às quatro da tarde, desde às três começarei a ser feliz."



  Agora, depois de ler essa história percebo porque ela é tão conhecida e elogiada. Cada pagina que li foi especial e única, me mostrou como ler é mais que ver palavras frias grudadas em um papel, é algo inexplicavelmente fascinantemente admirável, que transporta você a um mundo mágico, à aventuras e planetas distantes onde uma simples criança de cabelos douradinhos pode ser mais sábio que um adulto que não sabe a diferença entre um chapéu e uma cobra que comeu um elefante.
  Esse livro devia ser lido por todo ser que respira. Se isso acontecer um dia, o mundo será um lugar de eternas crianças e pessoas que sabem o valor de cativar. 


Fotos




Comente com o Facebook:

22 Comentários

  1. Adoreii a resenha!! Nunca li o Pequeno Príncipe por motivos de, todos falam sobre e não me decepcionar. Mas de uns tempos para cá, a vontade de ler tá enorme! haha
    Beijoss

    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle,
      Também não lia por causa disso, acabei pedindo de presente de aniversário junto com outros favoritos que estavam na minha lista. Fui dar uma espiada na primeira página e acabei devorando o livro inteiro! kkkk
      Abraços!

      Excluir
  2. Que resenha linda.
    Tenho vergonha de dizer que nunca li O Pequeno Príncipe, e mais vergonha ainda de dizer que eu não tenho vontade.
    Já vi diversas resenhas sobre o livro, e não me recordo de uma que falou mal do livro. Mas esse livro foi um daqueles casos onde eu o peguei para ler quando era mais novo, e não por qual motivo, eu acabei não me interessando pelo livro, e isso acabou que colocando algum bloqueio na minha mente sobre esse livro, e é isso que não me deixa ler ele desde então.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gustavo *____*
      Quando me perguntavam se eu já tinha lido também ficava com vergonha rsrrsrs Como mencionei, também não tinha a minima vontade de ler, comprei mesmo porque estava barato e a edição é lindíssima. Mas acabei amando, agora quero grudar um monte de quotes pelo quarto inteiro! Espero realmente que você possa se livrar desse bloqueio.
      Abraços!

      Excluir
  3. somente recentemente é que ganhei um exemplar deste livro! acredita? pois até então só o "lia" pelos olhos dos outros, por assim dizer!
    uma história atemporal! para agradar a todos, jovens, crianças e adultos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho isso Thaila! Histórias como O Pequeno Príncipe são eternas, não importa a idade ou época que você lê sempre vai gostar.
      Abraços!

      Excluir
  4. Esse livro devia ser lido por todo ser que respira. - A-M-E-I
    Oi... Tudo bem?
    Eu ainda não li o livro e tenho vergonha disso kkkk. Sempre fugi achando ser um livro bobo de criança, mas eu assisti o filme, um bem antigo, que o prof de filosofia nos obrigou assistir. E percebi que estava errada.
    Mas quero muito ler.
    Amei a resenha, delicada, completa, interativa. Amei... E essa edição está de morrer heim.
    Também tenho a sensação que quando eu terminar de ler vou pensar como você "Agora sei por que o livro é tão querido por todos"
    Adorei.
    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que emoção estão me citando! hahahaha
      Acredito que essa foi uma das minhas melhores resenhas, porque eu, antes de qualquer um, não queria ouvir nem falar do livro, e agora estou dando meu braço a torcer porque realmente foi um livro que marcou minha vida, de uma forma simples, mas que dificilmente vou esquecer.
      Abraços!

      Excluir
  5. Oi,
    Por incrível que parece eu nunca li O Pequeno Príncipe, morro de vontade, todos falam tão bem, as frases que vejo dele são lindas, eu não sabia que era narrada por um piloto que conheceu o douradinho e conta suas aventuras e como ele veio parar na Terra, sinceramente acho que quando eu ler também vou me encantar.
    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não tem um modo de não se encantar com esse livro, Beatriz. É simplesmente lindo *-*
      Abraços!

      Excluir
  6. Olha já vi várias resenhas sobre esse livro e tenho bastante interesse de fazer a leitura para poder conhecer, mas eu ainda não tive chance de pega-lo. Espero gostar bastante. Gostei muito de tudo que você contou em sua resenha e espero me envolver bastante com a história desse menininho, porque também vou querer conferir o filme que pelo que andei sabendo vai ser gravado também. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-circulo-de-pedra.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o filme seja uma animação, para ser sincera não estava muito animada não até ler o livro, agora estou ansiosíssima! Pena que já li uma resenha do filme (adorocinema) e fiquei bem preocupada com o enredo do longa...
      Abraços!

      Excluir
  7. Olá!
    Sou suspeita para falar, pois esse é uma dos meus livros favoritos. Esse princepezinho me cativou para sempre. Já li e reli várias vezes e não me canso da história. Todos deveriam ler.
    Estou doida por essa edição de luxo! É linda demais!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só li uma vez, mas acredito que vai ser desses que a gente nunca cansa de ler <3 Comprei essa edição na Submarino e estava super me conta ;)
      Abraços!

      Excluir
  8. Amoooo O Pequeno Príncipe, acho a história tão sutil e linda♥♥♥ não tenho essa edição linda da geração mas...ainda terei ahahah. bjs*...*
    http://notinhasderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Geração caprichou nessa edição, né? É em capa dura e cheia de detalhes lindos <3
      Abraços!

      Excluir
  9. Linda a sua resenha! <3
    Ainda não li o livro, apesar de ter comprado ele para presentear uma ex aluna, esero que ela goste!! *-*
    Pretendo ler logo e poder saber a diferença entre um chapéu e uma cobra que comeu um elefante. Sua edição é muito lindaaaa!

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda *-*
      Tenho certeza que ela vai gostar tanto quanto nós do MLW gostamos u.u
      Fiquei bem feliz por saber a diferença entre o chapéu e a cobra que engoliu o elefante hahaha Sempre soube que eu ainda era uma criançona, lendo o Pequeno Príncipe tive certeza.
      Abraços!

      Excluir
  10. Olá, eu nunca li nada do Pequeno Príncipe, morro de vontade de ler e conhecer mais dessa história. Ainda mais essa edição está maravilhosa, não é?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo Kétrin! Me arrependo de não ter ouvido as pessoas antes! História linda e envolvente, super recomendo.
      Abraços!

      Excluir
  11. Oii
    Eu até hoje nao li este livro, pode acreditar você nao era a única! rs
    Fico vendo que 100% dos leitores amam muito este livro e minha curiosidade é mega, por isso entendo do que voce esta falando. Acho que vai demorar um pouquinho mas vou ler sim.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      Muitas pessoas não leram mesmo, mas quem leu não se arrepende! Vou ficar aguardando para saber sua opinião ;)
      Abraços!

      Excluir