Titulo: Redenção - Livro um: Legionella
Autor: M.A Costa
Editora: Livros Ilimitados
Ano: 2014
Páginas: 270
Onde comprar: Saraiva | Site do Livro

Livro gentilmente cedido pelo autor para resenha.



Legionella - Caos, ódio e morte voltam a bater à porta da humanidade. No século XXVI, um grupo racista desenvolve uma super bactéria que mata seletivamente. Caberá a Peter Brose, político jovem, influente e bem intencionado, o desafio de salvar a humanidade de sua autodestruição. Entretanto, sua experiência de vida não o preparou para os fatos deploráveis que se seguirão.   Legionella, primeiro livro da série Redenção, dá o pontapé inicial nesta trilogia de ficção científica com muita ação, suspense e imaginação. Ao mesmo que o mundo idealizado pelo autor tem a plausibilidade como principal característica, os personagens que nele habitam são únicos, e os caminhos que a obra segue são marcados pelo inesperado.   Além de entreter, a obra de M.A. Costa leva o leitor a refletir sobre a essência humana e os caminhos que a humanidade insiste em seguir, apesar de sua privilegiada capacidade de evolução como espécie e de cada um de nós como indivíduo. 




  Não esperava nada menos de um escritor comparado a Asimov. Recentemente tenho buscado ler alguns livros clássicos, afinal acho que essa deve ser um evolução natural na vida de um leitor, de aniversário pedi somente livros nessa categoria e tive a sorte de ter ganhado um de Asimov. Por muito motivos ainda não terminei de ler , mas posso disser que M.A Costa conseguiu com maestria fazer jus a sua alcunha de "Asimov brasileiro".

  Redenção vai nos levar até um futuro, 2030, onde os humanos vivem por 200 anos, onde já não há divisões de países; as doenças foram erradicadas e a criminalidade combatida. Basicamente é aquele futuro utópico que todos esperamos viver um dia. Nesse cenário é que conhecemos Peter Brose, que tem 127 anos e está na sua terceira vida. (No mundo de Redenção as pessoas podem ter até 4 vidas, que costumam ser independentes umas das outras, resultado direto do aumento dos anos de vida. É comum  depois de um certo tempo, as pessoas casarem novamente e aprenderem outras profissões, recomeçando "tudo" de novo.)

  O livro começa bem lento, contando a infância de Peter no Arkansas, até seu casamento e graduação na Universidade do Brasil em Investigação e Psicologia Digital. A história de fato dar-se inicio quando sua esposa, Mirtes que é PhD em virologia e genética, recebe uma ligação pedindo sua contribuição num caso que estava deixando todos muito preocupados. Um vírus, chamado Legionella estava matando milhares de pessoas seletivamente, ou seja ele escolhia quem ia matar.

     "Estamos lutando contra uma bactéria altamente mortal. Mata em menos de 24 horas. São centenas de mortos todos os dias."
 
   Mas ao contrário do que alguns pensam o vírus não foi algo natural, mas planejado por um grupo de geneticistas puristas, por esse motivo Peter também é "recrutado" para investigar os rastros dessas pessoas que se intitulam PPP.

 
  "Não há miscigenação.
A Terra está exaurindo.
Viva a limpeza genética.
Assinado: PPP."

      O livro de forma geral é ótimo, com uma narração impecável e um trama bem amarrada. Apesar disso tive algumas problemas com ele, mas como vocês podem ver pela nota não alterou em nada a qualidade do livro ou minha opinião sobre ele.

  Como mencionei o início é bem lento, e realmente tive dificuldades para me apegar ao livro rapidamente, mesmo a proposta sendo interessantíssima. Redenção é como um diário/relato da vida de Peter, então também há poucos diálogos e com exceção de Peter, não temos um desenvolvimento mais profundo dos personagens.

  Mas claro, além do fato de o livro ser muito bom, tenho ainda algumas coisas que a-m-e-i. Primeiro, foi muito legal poder ver minha cidade, Recife, sendo representada no livro \o/. Segundo, as referências a outras obras e filmes (Star Trek, Huckleberry Finn...). Terceiro, a criatividade dos objetos futurísticos, fiquei imaginando com seria legal dispor de alguma dessas parafernálias atualmente.

  Enfim livro mais que recomendado!


Book Trailer






obs.: Para quem quiser conferir fizemos a resenha de um conto do M.A Costa falando da Origem do Metrovinos, vejam aqui. Recentemente ele lançou outro -ebook  Fim da Guerra, que também faz parte da série Redenção, vocês podem conferir na Amazon.



Comente com o Facebook:

31 Comentários

  1. Saudações nobres,
    Que livro e resenha instigantes!
    Fiquei com muita vontade de lê-lo e imagino que mesmo como o primeiro livro da trilogia, contenha a dose certa de emoção de que precisamos para não desanimar de continuar.

    Venha visitar o Castelo
    Att
    Ana P. Maia ♛
    The Queen's Castle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações minha rainha!
      Ficamos profundamente agradecidas com suas palavras e esperamos que possa apreciar muito em breve essa leitura ;)

      Excluir
  2. Já estava curiosa em relação ao livro, vi várias criticas, mas nunca li uma resenha mesmo dele.
    Agora deixou a curiosidade ainda maior sobre, parece ser um livro bom que atrai o leitor a cada página e pra receber 5 estrelas ele é como posso dizer, uma trama arrebatadora.
    Entrou na lista de desejados já.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Como mencionei na resenha o inicio é meio lento e me prejudicou um pouco na hora da leitura, mas ao menos para mim tudo isso valeu a pena. Espero que goste tanto quanto eu.

      Excluir
  3. Olá, eu já tinha ouvido falar do livro um pouco e confesso que fiquei muito interessada, adoro temas em que são vivenciados no futuro, é sempre muito interessante acompanhar, Parabéns pela sua resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketrin,
      Também amo livros sobre o futuro, por isso curto tanto distopias :)

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, porém sua resenha me deixou bem animada para conhece-lo, é o gênero de livro que me agrada bastante. Parabéns pela resenha. (P.S.: Seria legal se vocês colocassem o nome de quem fez o post no final, para podermos reconhecer, rs.)
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana valeu mesmo pela dica! Alguns posts antigos tinha o nome, só que a gente não via tanta necessidade porque sempre escrevemos as resenhas juntas, ou seja, sempre é Duda e Cami ;)

      Excluir
  5. Olá meninas!
    Já fui em um evento em que esse Escritor estava e o livro parece ser realmente muito bom! Também não curto muito um início meio lento, geralmente as minhas estrelas também caem um pouquinho hahah Adorei as referências a Star Trek, eu cresci assistindo, sou super fã <3
    Adorei a resenha, fiquei mais curiosa com a história!
    Beijos,
    Juliana Skwara
    http://julianaskwara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Ju? Amaria conhecer o M.A Costa! Eu não retirei estrelas porque não vi tanta necessidade, o livro mesmo lento não era chato, sabe? E depois compensou! kkk Percebi que se tratava de uma diário mesmo, então a narração era um pouco diferente do que estava acostumada. Também amo Star Trek <3

      Excluir
  6. Olá, eu havia visto esse livro quando foi lançado e acabei não me interessando por ele, mas através da resenha percebi que é um bom livro, não gosto muito quando a história é lenta no começo mas pelo que vi escrito isso é apenas um detalhes, adorei a resenha, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo foi justamente ao contrário, amei assim que vi! kkkk O livro é muito bom, mas não acho que seja para todos os gostos mesmo, a narração e o jeito que M.A conduz a história é bem diferente das coisas que já li.

      Excluir
  7. O que realmente fez esse livro entrar pra minha lista, foi sua resenha, a sinopse é boa, mas não é meu estilo preferido, acho que também preciso amadurecer meu gosto literário!! Após ler sua resenha fiquei muito interessada no livro, bom que já veio a recomendação de outro autor no pacote! Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Realmente a proposta é super interessante, mas não imaginei que poderia ser lento.
    Eu ajudei a divulgar o livro, mas uma pena que ainda não li. Queria muito, pois adorei a sinopse e booktrailer.
    Mas ainda quero muito ler. Ótima resenha!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá :D
    Estou muito curiosa para ler esse livro, a premissa e o tipo de história me chamou muita atenção. Adoro Assimov, então tenho certeza que vou curtir esse livro.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  10. Olha que bacana, ontem eu estava pensando "preciso ler um livro de ficção. Daqueles utópicos" pensei em ler memória da água que todos estavam me indicando. Mas esse me parece tão bom quanto, ou seja darei uma chance. Ainda não li nada de Assimov, mas já li alguns posts sobre sua escrita
    Beijos
    Ingrid

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Parabéns pela excelente resenha!
    O livro, apesar de ter uma premissa interessante, não me chamou atenção, pelo menos não no momento. Mas futuramente é possível que eu o leia, e espero gostar tanto quanto você.
    Gostei dos pontos que você ressaltou na resenha.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita vontade de ler esse livro,uma amiga minha leu e amou,
    já me recomendou várias vezes rsrsrsrs

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  13. Ola gostei muito da premissa do livro, mesmo a leitura sendo um pouco lenda, vou me arriscar, estou curiosa com essa série, e saber como será o combate a esse vírus, em um mundo que podemos tr 4 vidas , sem violência realmente bem distopia. Vou aguardar sair o próximo livro para começar ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Eu já ouvi falar desse livro.
    Eu já tinha visto alguém divulgando ele por ai, mas já faz tempo que não vejo.
    Agora que estou lendo mesmo uma resenha sobre ele e sinceramente tenho que confessar que gostei bastante da trama. Achei a capa do livro linda. Mas eu não sei se pegaria para ler nesse momento, porque estou atolada, mas me deixou curiosa para conhecer. Espero poder ler assim que puder.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-caminho-das-aguas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Ainda não conhecia este livro.
    Deve ser bem interessante, por se tratar de um tipo de distopia, que eu gosto bastante.
    Bom saber que temos um jovem escritor brasileiro comparado a Asimov.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oiii!

    Eu conhecia o livro porque vi algumas divulgações mas não cheguei a ler.
    Distopias não é meu forte mas estou mudando isso.
    Gostei da forma como o autor levou o enredo, fiquei meio receosa com o fato de ser um pouco lento no inicio, não sou muito fã disso :(
    Gostei taaanto dessas referencias.
    Enfim, ótima resenha!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    O livro parece ser bem legal, mas não consigo gostar desse gênero, não sei porquê.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem?
    Tentarei ler este livro, não me apego muito com este gênero, mas sua resenha realmente me convenceu. E racistas são sempre babacas, não importa o século em que vivem! :'D
    Um beijo! ^^


    http://egodeescritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Sinceramente não é o tipo de livro que eu leio e não me interessei pela proposta. A narrativa parece ser criativa, mas não chamou minha atenção.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Olá! Como vai?
    Antes de tudo, eu AMEI o blog <3 O layout, a resenha, as cores, as fontes, tudo está lindo! Parabéns para vocês.
    Sabe aquele livro que você olha a capa e, "WOW, ESSE VAI SER BOM"? Foi exatamente o que eu imaginei quando vi a capa de Redenção, que eu adorei. A história me pareceu super interessante e a maneira como... gente, que uau! De onde essa história surgiu??? Me parece fantástica. Nunca tinha pensado em um futuro nesse estilo. Tudo o que eu li e/ou vi futurístico se resume a THG, Divergente, Tempest, The Maze Runner e coisas do tipo. Mas desse jeito, nunca. Surpresa? Sim, estou. Bastante. Ô orgulho dessa literatura nacional <3 Só é chato o fato de não ter aprofundamento nas personagens secundárias e tudo o mais, mas mesmo assim eu gostaria muito de ler. Espero ter a oportunidade! Adicionado à lista de leituras.
    Beijinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir
  23. Que interessante a sinopse. Adorei.
    Tenho lido mais de livros de ficção e tenho gostado muito. Não conhecia esta série e vou procurá-la no Skoob. Também gostaria de conhecer mais sobre o autor, afinal um livro que ganha 5 estrelas aguça a curiosidade..r.s

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir