A maioria dos blogueiros que conhecemos estão bem felizes com a Bienal do Livro do Rio de Janeiro e embora nós tenhamos nos preparado muito para ir ao Rio esse ano, não vai acontecer... De novo. Claro que para nós não é um problema porque há alguns anos já acompanhamos outra bienal aqui e agora podemos dizer que estamos bem mais felizes.

   Esse ano vamos cobrir um lançamento de um livro na Bienal de Pernambuco em parceria com a Editora Deuses e hoje estamos trazendo uma entrevista que fizemos com o autor do lançamento  "Onde o Sol Nasce Primeiro",  Rodrigo Bezera.

   Confiram!



 1 - Nos fale um pouco sobre você.


 Meu nome é Rodrigo Bezerra, 29 anos, Professor, Casado e Pai de uma criaturinha linda que o universo me deu para crescermos juntos.


2 - Poderia nos falar um pouco sobre o livro?


 "Onde o Sol Nasce Primeiro" conta a história instigante de um grupo de pessoas que vive num determinado lugar do planeta acreditando que o apocalipse já aconteceu; o mundo acabou.  As pessoas que lá vivem carregam a missão de reconstruir e repovoar o mundo em princípios de paz e harmonia com a natureza; consideram-se especiais pela sublime missão. O grupo é liderado por um homem responsável por guiar o seu povo. O líder diz ter contato direto com deus e repassa para os demais as ordens divinais. De tempos em tempos, o líder, em nome de deus, escolhe um dos membros da comunidade para ir morar no céu. O escolhido é colocado numa jangada e segue pelo mar... Quem vai, nunca mais volta. Todos almejam a escolha que se dá, segundo o líder, por critérios de fidelidade a deus. Tudo segue tranquilamente nesta lógica até que um dos habitantes encontra, desacordada na praia, uma estranha mulher que chega para por à prova todas as verdades construídas sobre aquela gente. 


 3 - De onde surgiu a ideia para o livro?


 A ideia surgiu do meu interesse particular pela análise da relação Homem-Sociedade-Religião no mundo. Sou professor de Filosofia e Sociologia e tenho nos estudos desta relação a principal ferramenta para compreender as diferentes formas de o indivíduo socializar-se. Acredito que o homem social é, em grande parte, o resultado da sociedade a qual ele está inserido e nesta construção a religião é, sem dúvida, fator determinante na intensidade da liberdade filosófica deste homem. Sempre quis escrever algo sobre isso e foquei nesta ideia para desenvolver o meu primeiro romance.

  4 - Esse é o seu primeiro livro, já escreveu outros ou tem outros em mente?


Sim, é o meu primeiro livro. Estou estruturando um livro de poesias e nas páginas finais de um segundo romance. No campo abstrato das ideias, tenho centenas de histórias que considero interessantes e aptas para transformarem-se em livros. O mundo é inspirador; as pessoas são inspiradoras. Diariamente, quem tem a mente programada para captar histórias, depara-se com um enredo fantástico acontecendo no mundo real dos homens.

5- Demorou cerca de quanto tempo para escrevê-lo? Encontrou bloqueios criativos?


 Demorei cerca de três anos para escrever o romance. Escrever a história em si não demorou tanto. O que demandou mais tempo foi o processo de lapidação daquilo que foi escrito num primeiro momento. Quanto mais eu lia e relia o original, mais eu percebia que poderia ficar melhor. Entrei num ciclo vicioso. Havia sempre um novo ajuste a ser feito. Até o dia que, depois de umas dez leituras e releituras, decidi que aqueles seriam os últimos ajustes no original e que a obra deveria ganhar vida nas mentes dos leitores. Eu escrevi o livro para ser lido. Percebi que se eu ficasse nesta de buscar melhorar mais e mais o texto, o livro só seria lido por mim. Sou muito exigente comigo e principalmente com a arte que desenvolvo. Acredito que sempre vou achar que poderia ser melhor, mas sei que a beleza das coisas está no conjunto indivisível de erros e acertos existentes nelas. Sobre bloqueios criativos, não. Não encontrei bloqueios no desenvolvimento da obra. Encontrei bloqueio para conseguir começar a escrever o segundo romance. Sair emocionalmente deste e passar para o outro, exigiu muito de mim. Até achei que eu seria escritor de um livro só... Ainda bem que este destino catastrófico para os meus sonhos literários não se concretizou. Em breve estarei publicando o meu segundo romance.

 6 - Você tem outras atividade além de escritor?


 Sim, como já disse antes, sou professor. Leciono na rede estadual de Pernambuco e na rede municipal do Recife. É esta atividade que, por enquanto, paga as minhas contas.


 7 - Quais foram suas maiores inspirações para o livro?


 José Saramago, Fernando Sabino, Mário Quintana e Dan Brown. Este último foi fundamental na estruturação da obra. Foi a partir da leitura de "Ponto de Impacto" que eu descobri uma forma de contar a história. Os demais, principalmente o José Saramago, foram e ainda são importantíssimos na construção da personalidade escrita que eu busco.


 8- Deixe alguma mensagem para os nossos leitores.


 Leiam. Leiam muito. Leiam de tudo. Não desperdicem a oportunidade de abstrair as informações contidas numa bula de remédio, elas podem salvar a sua vida. Leiam de tudo, desde os clássicos da literatura mundial até os nefastos tabloides sensacionalistas da revista veja. O exercício da leitura é fundamental para o julgamento sadio da qualidade daquilo que se lê. Acredito muito no poder da leitura como mecanismo de expansão da nossa criticidade. Uma das características que nos diferencia das demais espécies é a ferramenta simbólica das letras. Talvez, sem as letras, a nossa espécie não tivesse conseguido chegar até aqui. A escrita em si é uma criação humana relevante demais para ser resumida às justificativas medíocres daqueles que acreditam não gostar de ler.  Leiam. Leiam Muito. Leiam de tudo.  


   Alguém mais está doido para ler esse livro? rsrs
 
   Se quiserem indo conhecendo um pouco sobre o Rodrigo ele tem uma página bem legal no facebook chamada EZERRA, onde ele publica poesias num formato bem artístico produzido manualmente com recortes de jornais e revistas. A página estará passando por umas mudanças, mas já tem um conteúdo muito bom por lá.

   Espero que tenham gostado da entrevista tanto quanto a gente do MLW gostou de fazê-la. Fiquem ligados que em breve traremos novidades para vocês e também a resenha do livro ;)


Comente com o Facebook:

24 Comentários

  1. Gostei da entrevista, gostei do livro, mesmo eu acreditando em Deus, sempre leio livros do tipo, gosto muito de ficção, pois não sou de confundir literatura com minha fé...pois amo os dois...rsrs

    Espero poder um dia ler esse livro.

    http://devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviana!
      Estou ansiosa para ler o livro do Rodrigo. Também acredito em Deus, eu e minha irmã somos evangélicas *-* mas como você mesma disse não misturo as duas coisas.
      Abraços e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia o autor, nem o livro, mas gostei do que se trata a história.
    Mário Quintana é mais que inspiração né..não é fácil mesmo escrever um livro.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim Letícia :)
      Esse livro é o primeiro do Rodrigo e vem ser lançado ainda na Bienal de Pernambuco esse ano, por isso que vc provavelmente ainda não ouviu falar dele. Torcendo para que isso mude, né? Espero trazer um boa resenha do livro em breve.
      Abraços!

      Excluir
  3. Oi,
    Apesar de ter um livro publicado com a Editora Deuses, não acompanho muito o que ela publica. Tanto que nem sabia desse livro. Mas a história me chamou a atenção, pela forma como ele a apresentou.
    Boa sorte para ele!!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati! O livro do Rodrigo ainda vai ser publicado, por isso que você não deve ter ouvido falar. Mas estamos na torcida por ele \o/
      Abraços e muito obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  4. Olá,
    adoro entrevistas e saber mais sobre autores, nesse caso não o conhecia nem sua obra e gostei do que li, ter como inspiração Dan brown já fala muito sobre ele, bom gosto tem rs
    Beijos
    Edna
    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Também acho, Edna, até porque amo os trabalhos do Dan Brown! Estou bem ansiosa para ler o livro e torcendo muito por ele!
      Abraços.

      Excluir
  5. Gostei muito das repostas do autor, sobre o livro, parece muito legal, deu vontade de ler.
    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se deu vontade de ler, então nossa missão foi cumprida! kkk
      Abraços e muito obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Quando eu li que o autor é professor de Filosofia entendi porque achei a sinopse da história dele bem semelhante ao Mito da Caverna de Platão hahahha
    Parece ser um livro bem instigante (ainda mais para quem sempre adorou filosofia, como eu).

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que só eu tinha notado a semelhança! kkkkk Na verdade, esse foi um dos motivos de ficar tão interessada no livro, sempre achei bem curioso o Mito da Caverna e extremamente atemporal. Espero que tenha a oportunidade de ler.
      Abraços!

      Excluir
  7. Olá!

    Parabéns pela entrevista! Além de escritor ser professor, ele é guerreiro! hahaha Brincadeiras a parte, gostei da entrevista e da premissa do livro, ainda mais por conter essa ligação homem-religião. Vou aguardar a resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kamila! Espero poder trazer a resenha o quanto antes, espero que goste.
      Abraços!

      Excluir
  8. Olá!
    Adorei a entrevista.
    Não conhecia o autor nem o livro, mas fiquei muito interessada em saber como os habitantes vão reagir ao descobrir que existem outros seres humanos no mundo. Uma história bem interessante.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelen, esse é o primeiro livro do Rodrigo, mas é sempre um grande prazer apresentar novos escritores. Também estou bem curiosa para saber o que acontece ;)
      Abraços!

      Excluir
  9. Olá!
    Adoro entrevistas e poder conhecer melhor os autores.
    Gostei dos autores que foram sua inspiração, pois estão entre os que eu mais gosto, principalmente Dan Brown e José Saramago.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro entrevistas, Li! Já conheci muito escritor bacana desse jeito. Sou fã da escrita do Dan Brown, e amei Ponto de Impacto, então estou ansiosa para ler a obra do Rodrigo.
      Abraços e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  10. OIi!

    Eu não conhecia o autor e a obra e eu gostei muito da entrevista, alias eu sou apaixonada por entrevistas, acho que é um contato maravilhoso entre o autor e o leitor e nos faz querer ou não ler a sua obra. Achei bem interessante o que ele falou sobre a ideia do livro, acho que essa super dica de ler ler ler ler ler ler ler ler (sem virgulas para não dá tempo de mais nada) é essencial para todos. Nos ajuda em todas as áreas da vida.

    O que achei mais interessante foi a profissão dele, ser professor hoje em dia não é fácil!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Duda e Cami, tudo bem?
    Que pena que não vão poder ir! Eu tô muito animada com essa Bienal, porque vai ser o lançamento do meu livro, aí já viu né haha
    Não conhecia esse autor e curti a temática do livro. Sou fascinada por "apocalipse zumbis" e achei interessante a forma como é contada. Me lembrou um conto do Mia Couto que li uma vez, que fala sobre partidas. Muito interessante. Desejo sucesso ao Autor e que esse seja só começo de uma grande carreira :) Parabéns pela entrevista!
    Beijos,
    Juliana Skwara
    http://julianaskwara.com/

    ResponderExcluir
  12. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia o autor e adorei ter essa aproximação com ele através dessa entrevista. Admiro muito a profissão que o autor tem e as matérias que ele ministra. Creio que seja uma boa história! Vou procurar para ler, pois fiquei interessada. Além disso, vou curtir essa página para poder ler cada detalhe postado lá.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito dele, a citação da imagem me convenceu ler toda a entrevista, e pelo que li vou gostar muito do livro dele!! Vou conhecer a fan page agora, achei interessante!

    ResponderExcluir
  14. Oiii
    Eu ainda não conhecia o autor, mas gostei bastante das perguntas e das respostas. Eu acho que vou gostar do livro dele haha
    Vou procurar mais sobre.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Saudações Ladies,
    Fico feliz que estejam tão animadas com a Bienal dai, e que tenham essa missão tão importante! Espero que corra tudo bem e que aproveitem cada minuto!

    Quanto à entrevista: muito muito interessante mesmo. A premissa do livro é diferente e instigante. Me deixou bastante curiosa

    Venha visitar o Castelo
    Att
    Ana P. Maia ♛
    The Queens Castle

    Promoção 2 anos The Queen’s Castle

    Resenha Premiada – Filha da Floresta

    ResponderExcluir